O tão esperado Rio das Ostras Jazz & Blues Festival começa nessa quinta-feira, 19, feriado de Corpus Christi, com a promessa de mais de 30 artistas nacionais e internacionais em shows gratuitos e imperdíveis até domingo, 22, em 5 palcos espalhados pela cidade.
Mas além dos shows, a prefeitura, através da Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC), também prepara diversos espaços e atrações para o público nessa edição 2025, como o Espaço do Artesão, lounge temático, Casa do Jazz e apresentações itinerantes da Ostras Band.
“A experiência de quem visita a Cidade do Jazz, em Costazul, durante o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é muito mais ampla do que apenas assistir aos shows do palco principal. Uma programação preparada pela FROC vai reunir artesanato, espaço instagramável temático, apresentações musicais itinerantes e atrações no espaço mais acolhedor do evento, a Casa do Jazz, que em 2025 completa 20 anos”, enumerou a prefeitura.
De acordo com a presidente da FROC, Rosemarie Teixeira, um dos destaques desse ano será o aniversário de 20 anos do Espaço Arthur Maia, mais conhecido como Casa do Jazz, onde se apresentam bandas locais em um local mais intimista, em comparação com os grandes shows da programação.
“Quem for à Cidade do Jazz terá muitas atrações diversificadas. Comemorando duas décadas, o Espaço Arthur Maia, mais conhecido como Casa do Jazz, vai apresentar shows de músicos que fizeram história no local. Também teremos o Espaço do Artesão, reunindo peças temáticas, o ‘Lounge Instagramável’, perfeito para fazer fotos para levar como recordação e fazer pausa entre os shows, além do Clube do Vinil e as apresentações itinerantes do Ostras Band”, conta Rosemarie Teixeira.
Uma das novidades, o chamado “Lounge Instagramável”, terá homenagens a duas grandes lendas do jazz, a cantora norte-americana Billie Holiday e o vocalista e trompetista norte-americano Chet Baker.
“O espaço, com decoração temática, incluindo um sofá-piano, vai disponibilizar box para o carregamento de celulares e muitos cenários para fotos. É um convite para o relaxamento e a imersão no universo dos grandes mestres do jazz e blues”, anunciou a prefeitura.
Já o Espaço do Artesão funcionará das 17h às 23h, com 45 expositores selecionados, oferecendo obras com identidade cultural e referências ao festival, além de produtos de gastronomia artesanal, fabricados com ingredientes naturais, seguindo todas as normas sanitárias, embalados adequadamente e com data de validade informada.
Outra atração confirmada na edição desse ano é a Ostras Band, composta por Luiz Felipe Oliveira no sax, Leandro Márcio no trompete, Helinho Rodrigues na tuba, e João Marcos Freitas na percussão, que repetirá as apresentações itinerantes de outras edições.
De acordo com a prefeitura, o quarteto se apresenta nos dias 19 a 21, no Shopping Plaza Rio das Ostras, às 17h, e na Cidade do Jazz, a partir das 20h, encerrando a participação no evento com o cortejo musical “Brasil Bailoso”, no domingo, 22, que sai ao final do show em Boca da Barra e se encerra na Concha Acústica de Rio das Ostras.
Mas o grande destaque desse ano será, em dúvidas, a comemoração pelos 20 anos da Casa do Jazz, que terá uma programação especial sempre a partir das 21h, com shows de James Coroico e Diogo Spadaro com Freetação na quinta-feira, 19; Jefferson Ferreira e Aroldo Sampaio na sexta-feira, 20; e Bomfim Rodriguez Trio, Macahiba e Route 69 no sábado, 21, com os DJs do Delírio Coletivo animando os intervalos.
Crédito: Divulgação