A Guarda Municipal de Rio das Ostras atuou nesse fim de semana para apreender 2 balões que caíram no município, sendo 1 na zona rural, próximo à Rodovia do Contorno, e outro no centro da cidade.
De acordo com o órgão, um dos balões ainda estava pegando fogo quando caiu, colocando em risco a segurança dos moradores da cidade, precisando ter as chamas contidas com a ajuda dos próprios moradores.
A ação de apreensão dos balões contou o auxílio de agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), que atuaram no recolhimento dos objetos, além da participação de auxílio técnico no caso do balão que caiu na fiação elétrica no Centro.
“Infelizmente essa ainda é uma prática muito comum no nosso Estado. Por isso é importante lembrar que soltar balões é crime e que representa uma ameaça à segurança pública”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi.
A prefeitura lembra ainda que a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998), estabelece como crime não apenas a prática de soltar balões, mas também a confecção e transporte dos balões, com uma pena que pode chegar 3 anos de prisão, além das multas.