O Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro) apresenta, nessa sexta-feira, 12, mais uma edição do Cine Cepro, com a exibição do documentário “O Futuro é Nosso!”, de 2023, em homenagem ao cineasta Silvio Tendler.
Considerado um dos maiores documentaristas brasileiros, Silvio Tendler faleceu na última sexta-feira, 5, vítima de complicações decorrentes de uma neuropatia diabética contra a qual lutava há 10 anos, não resistindo a uma infecção generalizada.
Para homenagear o cineasta, o Cine Cepro traz, a partir das 18h30, uma das últimas obras de Silvio Tendler, que aborda a reforma trabalhista, a robotização e a inteligência artificial, em uma crítica à exploração dos trabalhadores.
Promovida em parceria com o Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Macaé e Região (SINPRO), o evento busca preservar a memória de Silvio Tendler, considerado um dos principais documentaristas do país.
Conhecido como o “cineasta da utopia”, Silvio Tendler construiu uma trajetória de mais de 5 décadas marcada pelo engajamento político e pela defesa da memória histórica, somando mais de 70 filmes e 12 séries de televisão, além de documentários.
Entre seus principais trabalhos documentais estão “Os Anos JK – Uma Trajetória Polícia”, de 1980, e “Jango”, de 1984, respectivamente, sobre os ex-presidentes Juscelino Kubitscheck e João Goulart, o Jango.
Além disso, tem no currículo ainda “O Mundo Mágico dos Trapalhões”, de 1981, que somou mais de 1,8 bilhão de espectadores; “Castro Alves – Retrato Falado do Poeta”, de 1999; “Glauber o Filme, Labirinto do Brasil”, de 2003, sobre o cineasta Glauber Rocha; “Utopia e Barbárie”, de 2009; “Tancredo: A Travessia”, de 2011; “Trilogia da Terra”, entre 2011 e 2014; e “Os Advogados contra a Ditadura” e “Militares da Democracia”, de 2014.
“A obra de Silvio Tendler se consolidou como referência para gerações de realizadores e espectadores interessados em compreender a relação entre política, cultura e memória no Brasil”, ressalta a organização do evento.
Ponto de cultura que faz parte do Cultura Viva, do Ministério da Cultura, o Cepro fica na Avenida das Flores, 394, no bairro Residencial Âncora. Com início às 18h30 dessa sexta-feira, o Cine Cepro especial em homenagem a Silvio Tendler tem entrada gratuita.