Começa nessa sexta-feira, 26, em Rio das Ostras, a 7ª Copa Doulos de Capoeira, projeto com apoio do governo estadual, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e que acontece na Praça do Mariléa, no Jardim Mariléa, até domingo, 28.
Totalmente aberto ao público, o evento reforça o compromisso do Estado com a valorização do trabalho social desenvolvimento pelo “Projeto Capoeira para Todos”, liderado pelo Mestre Pitú e pelo Professor Hulk, e que oferece aulas gratuitas do esporte para a comunidade, às terças e quintas, na Praça do Mariléa.
Para o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rodrigo Scorzelli, além de levar oportunidade da prática esportiva para a comunidade, o evento também destaca a importância social do projeto, que ajuda a transformar vidas.
“Esse evento é um exemplo de como o esporte pode transformar realidades. Não se trata apenas de capoeira, mas de inclusão, cidadania e cultura. Sabemos que a Praça do Mariléa será ocupada por muitas crianças, jovens e famílias em um evento gratuito e aberto à comunidade, o que reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que fortalecem a vida social e esportiva de todo nosso Estado”, afirmou Rodrigo Scorzelli.
De acordo com o governo estadual, a 7ª Copa Doulos ajuda a valorizar ainda mais o projeto que há anos ajuda a transformar a vida de mais de 50 crianças, oferecendo atividades que promovem disciplina, convivência e cultura.
Para essa edição, o evento conta com uma programação que começa nessa sexta, com conversas com especialistas em arte, empreendedorismo, posicionamento digital e cultura, além do Festival de Novos Talentos, que dará espaço à música, à criatividade e à juventude local.
No sábado, 27, o evento conta com a grande competição de capoeira, que reunirá atletas de diversas cidades e estados do país, transformando a Praça do Mariléa em palco da diversidade cultural e esportiva.
Fechando a programação, no domingo, acontece o encerramento do evento, com o tradicional batizado e a entrega de cordas do “Projeto Capoeira para Todos”, momento de celebração, aprendizado e confraternização.
Além disso, a Copa Doulos é reconhecida como parceira oficial do Volta ao Mundo Bambas (VMB), o maior campeonato de capoeira do mundo, e que pode ter vagas para os destaques da competição em Rio das Ostras.
Segundo os organizadores, o evento é um movimento cultural, de inclusão e transformação, que promove a união entre cidades e gerações, sempre com a capoeira como coração, abrindo portas para conquistas ainda maiores no esporte e na vida.