A Prefeitura de Rio das Ostras voltou a comemorar melhorias adotadas na atual gestão da saúde pública municipal, capitaneada pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões (MDB), e reforçando compromisso assumido ainda durante a campanha eleitoral, em 2024.
Apesar das melhorias, a gestão entende que o processo ainda é de recuperação, como ela mesma define, reconhecendo esforços que vêm cada vez mais podendo ser expressos em números, como os mais de 116 mil atendimentos realizados no Centro de Saúde da Extensão do Bosque.
Segundo a prefeitura, apenas com os números registrados entre janeiro e outubro, a unidade já mais do que dobrou a quantidade de atendimentos em relação a todo o ano de 2024, além de aumentar o número de médicos em mais de 65%, passando de 29 para 48.
No total, nesses primeiros 10 meses de 2025, o Centro de Saúde da Extensão do Bosque já registrou 116.158 atendimentos até o fim de outubro, que equivalem a um aumento de mais de 133,77% em relação aos 49.689 atendimentos de todo o ano passado.
Entre as melhorias estruturais do prédio, estão a pintura, aquisição de novo mobiliário e recuperação de móveis que estavam danificados, oferecendo assim mais conforto e qualidade no atendimento aos pacientes da unidade.
Já sobre as melhorias administrativas, a prefeitura lembra que, além de ampliar o número de médicos, ampliou também o número de especialidades médicas oferecidas na unidade, que passou a contar com atendimentos de urologia, cirurgia geral, mastologia, hepatologia e cirurgia vascular.
Além disso, o Centro de Saúde teve reativados os exames de ultrassom, teste ergométrico e mamografia, muito graças à aquisição de um novo mamógrafo, que viabiliza a execução dos protocolos do Ministério da Saúde para diagnóstico precoce e tratamento eficiente do câncer de mama.
“Recuperar a excelência da saúde pública de Rio das Ostras está entre os principais compromissos da gestão municipal. Algumas conquistas já refletem esses esforços. O Centro de Saúde da Extensão do Bosque foi reformado para atender com mais qualidade e conforto a população. A unidade também ampliou o número de médicos e especialidades, retomou serviços que estavam parados e promoveu o treinamento da equipe administrativa para melhoria dos fluxos de trabalho”, detalhou o município.
A prefeitura lembra que as melhorias vão além da revitalização do prédio e da ampliação do quadro de funcionários, ajudando também na capacitação dos servidores administrativos, que receberam treinamento para melhoria dos trâmites, tornando o funcionamento mais eficiente.
Além disso, a Secretaria de Saúde confirmou que segue com um processo de informatização e digitalização de suas unidades, com objetivo de promover mais agilidade e eficácia no atendimento às demandas dos pacientes.
O município anunciou ainda que o Centro de Saúde contará com a chegada de novos projetos em breve, como o Programa “Agora tem especialista”, do governo federal, que prevê o cuidado integral de pacientes em diversas especialidades.
“O principal objetivo é reduzir o tempo de espera por atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde)”, explica a gestão.
Ao todo, o Centro de Saúde da Extensão do Bosque oferece atendimento em alergia, angiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, odontologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, hematologia, hepatologia, homeopatia, mastologia, nutrição, neurologia, nefrologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, proctologia, reumatologia, risco cirúrgico e urologia, além de exames Raio-X, ultrassom, laboratório, teste ergométrico e mamografia.
A prefeitura lembra ainda que a unidade também oferece atendimentos dos programas de saúde de tuberculose, hanseníase, lesões dérmicas (de pele) e saúde da mulher, além do Centro Oftalmológico e do Laboratório Central da Secretaria de Saúde.


























