Alunos de enfermagem da UFF fazem visita à ETA de Rio Dourado

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Dourado, em Rio das Ostras, recebeu, na última semana, a visita de um grupo de alunos do curso de enfermagem do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade.

De acordo com a Rio+Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, a atividade teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos futuros profissionais sobre o processo de captação, tratamento e distribuição de água potável.

A ação na ETA de Rio Dourado, que aconteceu no último dia 7 de outubro, ajuda a reforçar a relação direta entre o saneamento básico, especialmente com os serviços de tratamento de água e de esgoto, e a saúde pública.

Durante a atividade, os estudantes foram recebidos pela equipe de Operações da Rio+, que apresentou todo o fluxo de trabalho da ETA, desde a captação da água bruta no rio até o controle de qualidade da água que chega às torneiras da população.

Na unidade de Rio Dourado, os alunos de enfermagem da UFF acompanharam de perto as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção, e conheceram o laboratório interno, onde são realizadas análises físico-químicas e microbiológicas para assegurar a qualidade da água.

“Foi uma experiência enriquecedora que agregou muito à minha formação como futura enfermeira e também como moradora de Rio das Ostras. Pude entender melhor a magnitude dos processos até que a água chegue potável à nossa torneira. Compreender esse cuidado por trás de cada gota que chega às residências nos dá uma base sólida para falar sobre prevenção de doenças com nossos futuros pacientes”, contou a aluna Sofia Peçanha.

Para o supervisor da Rio+Saneamento, Alan Matos, as visitas guiadas de estudantes da comunidade acadêmica à ETA de Rio Dourado ajudam a fortalecer o vínculo da concessionária com a população de Rio das Ostras.

“Contribuir para a formação de profissionais é sempre muito gratificante. Fortalecer o relacionamento com comunidades acadêmicas é fundamental para disseminar conhecimento sobre o ciclo da água e seu impacto no bem-estar da população, além de promover a conscientização sobre o uso responsável dos recursos hídricos”, afirmou Alan Matos.

Sair da versão mobile