Com uma grande inauguração com a presença do governador Cláudio Castro (PL), a Prefeitura de Rio das Ostras e o Governo do Estado do Rio inauguraram, na tarde dessa terça-feira, 7, a nova base do programa Operação Segurança Presente (OSP).
Considerado pelo prefeito Carlos Augusto (PL) como um dia “para a história” da cidade, a terça-feira marca um novo momento na segurança pública do município, com a promessa de uma segurança mais humana e atenta ao social.
Localizada em uma área importante e central do município, no encontro entre a Avenida Amazonas, a chamada Rua da Feirinha, e a Avenida Amaral Peixoto (RJ-106), a unidade conta com 25 policiais, 5 viaturas, 6 motocicletas, além de bicicletas e uma série de novos equipamentos modernos.
“Isso é mais do que estrutura. É presença onde antes havia ausência. É o Estado voltando a olhar com seriedade para nossa cidade”, afirmou o prefeito Carlos Augusto, em publicação nas redes sociais.
Reforçando a importância nacional do Estado do Rio, e também a importância de Rio das Ostras dentro de uma das regiões mais relevantes do interior, por seu papel econômico e político, o governador reconheceu a necessidade da melhoria na área da segurança pública.
“Uma cidade tão importante para o Estado do Rio de Janeiro, quando a gente olha a questão econômica, quando a gente olha a questão política. Rio das Ostras está encravada em uma das regiões que é mais importante para o Estado, e uma das regiões que mais sofreu com o êxodo da criminalidade da capital”, avaliou Cláudio Castro.
Agradecendo ao governador, o prefeito contou um pouco sobre o trabalho da sua gestão para trazer a base do Segurança Presente para a cidade, fruto de esforço político, com diversas reuniões na capital, ajustes técnicos e liberação de entraves burocráticos.
“Essa não é apenas mais uma ação de governo. É um marco na história de Rio das Ostras. Uma conquista que representa a força de um município que não se conforma com a insegurança e que luta por um futuro mais digno, mais protegido, mais humano. Começamos aqui um novo capítulo em nossa história. E ele será escrito com mais policiais nas ruas, mais viaturas circulando, equipamentos modernos e, principalmente, com a certeza de que estamos no caminho certo para cuidar de quem mais precisa”, afirmou Carlos Augusto.
A solenidade de inauguração, que contou com a presença outros representantes do governo estadual, como os secretários estaduais de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi (PP), de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire (UNIÃO), e de Governo, André Moura (UNIÃO), que reforçou a importância da parceria com a atual gestão do município.
“Se não fosse a parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras e o prefeito Carlos Augusto, com certeza nós não estaríamos aqui inaugurando essa base do Segurança Presente”, comentou o secretário estadual de Governo, André Moura.
Além da inauguração da nova base do Segurança Presente, a visita do governador foi marcada por outras conquistas do município, como a entrega das obras do Programa Limpa Rio Margens, na Lagoa de Iriry, e o anúncio das obras do 2º trecho da duplicação da RJ-106, entre Rio das Ostras e Macaé.
“O Rio de Janeiro passou por tempos muito difíceis, mas temos vivido um período de franca recuperação. A minha promessa foi de que ninguém do interior seria tratado com menos importância. O investimento que fazemos na capital, fazemos também no interior. Hoje somos o único governo da história que investe nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O Programa Limpa Rio, que é o maior programa ambiental da história do Estado, custava 20 milhões de reais por ano e hoje conta com quase 600 milhões de reais em investimentos. Já limpamos mais de 900 rios em todo o Estado. Logo na 1ª semana dessa gestão, o prefeito Carlos Augusto solicitou o programa e rapidamente enviamos equipes para limpar os rios da região”, lembrou Cláudio Castro.
Também estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões (MDB), a primeira-dama e secretária de Gestão Pública, Marcia Almeida, o presidente da Câmara de Rio das Ostras, vereador Marciel (PL), além de outros representantes do Estado e do município.