Carlos Augusto tem madrugada de vistorias na cidade em razão das chuvas fortes

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), redobrou os trabalhos em vista das chuvas fortes que caem no município desde a manhã dessa sexta-feira, 4, e que deixou vários pontos da cidade com retenções devido ao acúmulo de água.

Nessa madrugada, o prefeito realizou diversas vistorias em locais estratégicos da cidade, em companhia do coordenador de Defesa Civil, Edmilson Martins, averiguando a situação de canais e equipamentos municipais.

Entre 0h21 e 2h47, o prefeito e sua equipe fizeram vistorias no Canal de Medeiros, na Cidade Beira Mar, o Reservatório da Rua Goiás, na Nova Aliança, o Canal de Jundiá, em Cláudio Ribeiro, e o Canal da Nova Cidade.

O objetivo era conferir o escoamento da água da chuva, e reforçar as medidas de contingência durante esse período de previsão de chuvas fortes que colocaram a cidade em “muito risco”, segundo informes do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas a Desastres Naturais (CEMADEN-RJ).

“Amigos, madrugada de sábado, trabalho intenso de todas as secretarias da prefeitura, todo mundo motivado e atento para que essas chuvas previstas para a Região Sudeste, que, lamentavelmente, colocam Rio das Ostras no nível de “muito risco”, é muito preocupante. Estamos fazendo com que, em todos os cantos do município tenham o apoio de todo maquinário e todos os servidores da prefeitura, para, com certeza, diminuir os problemas previstos por essas chuvas”, contou Carlos Augusto, em vídeo publicado nas redes sociais, na manhã desse sábado, 5.

O prefeito relatou ainda uma ligação com o governador Cláudio Castro (PL), que esteve nessa madrugada na cidade de Petrópolis, na Região Serrana, de onde atendeu alguns prefeitos do interior do Estado e colocou toda equipe da Defesa Civil à disposição para auxiliar nas medidas de contingência

“Tenho buscado a ajuda do governador Cláudio Castro, tivemos uma áudio-conferência agora há pouco (sábado, de madrugada), onde alinhamos várias parcerias para que nós possamos diminuir os danos para o nosso morador. Alinhados também com nossa Defesa Civil com o Corpo de Bombeiros da nossa região”, contou Carlos Augusto.

Segundo o coordenador de Defesa Civil de Rio das Ostras, Edmilson Martins, todas as medidas foram tomadas para garantir ações de resposta rápida em casos de emergência, com auxílio de maquinário e das equipes nas ruas.

“Desde a quinta-feira (3), prefeito, quando nós começamos a receber os alertas do CEMADEN-RJ, nós ativamos nosso plano de contingência. Já foi estabelecido todos os equipamentos necessários para a gente responder a qualquer eventualidade que possa acontecer, então estamos preparados para bem atender a população em qualquer ocasião que venha acontecer”, avisou Edmilson Martins.

Durante a vistoria dessa madrugada, o prefeito conferiu ainda a funcionalidade do gerador de suporte para a bomba do reservatório da Rua Goiás, também conhecido como “Piscinão”, que tem capacidade para absorver 20 milhões de litros de água.

“Para que vocês vejam a gravidade do que estamos passando, de meio dia até agora, foram mais de 80 milímetros (mm) de chuva. Estavam previstos de 150 a 250 mm no final de semana. Então, nós vamos continuar atentos a madrugada toda e amanhã, limpando toda nossa cidade, onde houver necessidade, com caminhões e todas as equipes de limpeza”, explicou Carlos Augusto, lembrando que, em apenas 12 horas dessa sexta-feira, já havia chovido quase 55% da previsão mínima de chuva para todo o fim de semana.

Com o gerador funcionando, a prefeitura garante que, mesmo em caso de queda de energia, as águas da chuva continuarão sendo bombeadas para o reservatório. Além disso, as vistorias dessa madrugada mostraram que os canais Jundiá e da Cidade Nova tinham bons volumes de água, permitindo o escoamento das águas das chuvas.

“Canal Jundiá controlado. Nas ruas, a drenagem funcionando. Agora em Nova Cidade, o canal está fluindo, a água está escoando”, avisou Carlos Augusto.

Por fim, o prefeito e o coordenador de Defesa Civil reforçaram os canais de atendimento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que seguem em alerta para atender as demandas da população durante esse período de chuvas na cidade.

“Lembrando que a população tem 2 números de emergência a ligar. É 199, da Defesa Civil, que também funciona como WhatsApp, e 193 [do Corpo de Bombeiro]”, lembrou Edmilson Martins.

“E procurem se informar nos canais oficiais da Defesa Civil, da Prefeitura de Rio das Ostras. Vamos juntos, passar por mais essa!”, completou Carlos Augusto.

Sair da versão mobile