A Prefeitura de Rio das Ostras realiza, na manhã desse sábado, 26, uma ação social itinerante no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central, que funciona na Rua Três Marias, s/n, no Nova Cidade.
Realização da Secretaria de Assistência Social, o evento acontece das 9h às 13h, mas a prefeitura ressalta a importância de a população chegar cedo ao local, já que a retirada de senhas de atendimento ficará disponível apenas das 9h às 11h.
A ação social itinerante tem como objetivo ampliar o acesso direto a serviços prestados pela administração municipal para moradores de bairros e localidades mais afastados da região central da cidade, além de oferecer uma opção de horário para quem trabalha em horário comercial, de segunda a sexta-feira.
Entre os serviços oferecidos na ação estarão atendimentos de saúde complementares, retirada e atualização de documentos, registros de documentos como sub-registro, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, certidões, orientações sobre direito do consumidor, serviço social, e Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, além de oficinas e brinquedos para as crianças.
Além dos órgãos municipais também estarão presentes ao evento equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Rio (Detran-RJ), da Fundação Leão XIII, do Balcão de Emprego, da Escola Técnica Educare, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e da Fundação da Infância e Adolescência (FIA), do governo estadual.
“Também estará presente a equipe de Educação em Saúde, que vai orientar a comunidade quanto aos cuidados pessoais e de higiene com o ambiente para evitar a proliferação de doenças, como a dengue e outros males. Os técnicos também tiram dúvidas sobre animais peçonhentos e informam como agir no caso de picadas ou mordeduras de animais”, detalhou o município.
Os moradores do Nova Cidade e das redondezas que forem ao evento poderão contar ainda com serviços de beleza, com uma equipe de trancistas e de design de sobrancelha, e de vacinação contra a influenza, com equipes da Vigilância em Saúde.
“É uma boa oportunidade para a população se proteger da gripe e de complicações decorrentes da doença. A imunização é aberta a toda a população acima dos 6 meses de idade. É importante levar a Caderneta de Vacinação”, ressaltou a prefeitura.