Representantes da Coordenadoria de Defesa Civil de Rio das Ostras realizaram uma visita técnica à Secretaria de Defesa Civil de Macaé como parte de ações de estudo e pesquisa visando melhorar os serviços da unidade.
O encontro aconteceu no fim da tarde da última sexta-feira, 12, e faz parte de um planejamento da Defesa Civil de Rio das Ostras para a elaboração de um projeto de criação de uma sala de monitoramento meteorológico na cidade.
Durante a visita, os representantes de Rio das Ostras conheceram a estrutura da pasta da cidade vizinha, além do sistema de monitoramento e emissão de alertas, e das estações meteorológicas da Defesa Civil de Macaé.
“Foi muito importante conhecer de perto toda a estrutura de um dos sistemas mais modernos e avançados da região. Macaé, por exemplo, envolve a comunidade escolar no processo de mapeamento. Atualmente, 31 escolas contam com estações meteorológicas próprias, que auxiliam no monitoramento das áreas do entorno dessas unidades”, contou o coordenador de Defesa Civil de Rio das Ostras, Edmilson Martins.
A visita em Macaé segue um planejamento iniciado no último dia 4 de setembro, quando Rio das Ostras recebeu a visita do coordenador regional da Defesa Civil da Baixada Litorânea, coronel Claudomiro Oliveira.
Na ocasião, o gestor estadual reforçou a necessidade do fortalecimento do Sistema Estadual de Defesa Civil, enfatizando a importância da modernização do sistema de monitoramento, com a instalação de estações meteorológicas e pluviômetros.
Durante a visita, o coronel Claudomiro Oliveira apontou a necessidade de união entre os municípios no monitoramento de eventos meteorológicos extremos, utilizando dados de diversos órgãos para aprimorar a previsão do tempo na região.
Além da presença do gestor da Coordenadoria de Defesa Civil de Rio das Ostras, a visita técnica à Secretaria de Defesa Civil de Macaé contou ainda com a participação da secretária de Defesa Civil de Conceição de Macabu, Marília Barbosa.