Em feira do setor, prefeitura reforça importância da construção civil no município

Terminou nesse fim de semana a Feira Construir 2025, realizada na Arena Plaza, ao lado do Shopping Plaza Rio das Ostras, que reuniu empresários, fornecedores, profissionais e estudantes do setor da construção civil durante os 3 dias de evento.

Um dos destaques da abertura da 2ª edição da feira, na última quinta-feira, 7, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Rodrigo Peleteiro (DC), reforçou a importância do setor para o município.

“Apoiar iniciativas como a Feira Construir é fortalecer a credibilidade de um setor fundamental para a geração de emprego, renda e oportunidades em Rio das Ostras. Este setor volta a ganhar muita força”, afirmou Rodrigo Peleteiro.

De acordo com números da plataforma Retratos Regionais, da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), o setor da construção civil foi o 2º mais gerou empregos em todo o território fluminense entre janeiro e junho de 2025, com saldo positivo de mais de 11 mil novos postos de trabalho com carteira assinada.

Segundo a prefeitura, uma das apoiadoras do evento, o objetivo da participação do município na Feira Construir 2025 é fortalecer a economia local e aproximar o poder público de profissionais e empresas da área.

O evento reuniu profissionais e estudantes das áreas de obras, reformas, engenharia, arquitetura, contando com palestras técnicas, painéis temáticos e “talkshows” em 2 auditórios, de forma gratuita e voltada para qualificação profissional, voltados para perícia técnica e autoconstrução.

Além disso, a feira realizada pela Associação de Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras (AERO) oferecia uma área gourmet e apresentações culturais, incluindo bandas e cantores locais, além de uma etapa do Festival de Novos Talentos.

Também participaram da mesa de abertura os presidentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio (Crea-RJ), Miguel Fernández; e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio (CAU/RJ), Sydnei Menezes; além do diretor Jamerson Freitas, da Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea (Mútua-RJ); e do CEO do Bairro Harmonia, o empresário Rafael Bousquet, que representou o setor privado.

Sair da versão mobile