Equipes da prefeitura atuam em regime de força-tarefa nesse fim de semana devido às chuvas

A Prefeitura de Rio das Ostras segue atuando em vários pontos da cidade, com diversas ações, visando minimizar os impactos provocados pelas chuvas fortes que deixaram vários pontos de alagamentos nesse fim de semana.

Além de ações para aumentar a capacidade de escoamento das águas, o município trabalha de maneira ininterrupta desde a última sexta-feira, 4, em ações no trânsito, realizando a troca de semáforos, e na limpeza da cidade, que ajudam na redução do volume de águas das chuvas.

Nesse sábado, 5, equipes da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana realizaram ações de manutenção em semáforos em diversos pontos da cidade, mesmo sob chuva constante.

As ações aconteceram em locais considerados estratégicos da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), como em frente à Universidade Federal Fluminense (UFF), ao Colégio Castelo, e nas proximidades da Patrulha de Barra de São João, além da RJ-162, na altura do bairro Parque das Flores.

O município explicou nesse fim de semana que as chuvas intensas e os picos de energia causaram falhas nos equipamentos, deixando os semáforos intermitentes ou em curto-circuito, atrapalhando o trânsito nesse pontos da cidade.

As ações visam evitar acidentes e minimizar transtornos, com a reprogramação e, quando necessário, a substituição de placas do circuito eletrônico dos equipamentos, possibilitando maior segurança dos motoristas da cidade.

“Mesmo com as dificuldades impostas pelo clima, os trabalhos seguem em ritmo constante, com ações pela manhã e também no período da tarde. As atividades só foram temporariamente interrompidas quando o volume da chuva aumentou, visando preservar a segurança dos trabalhadores”, contou a prefeitura nesse fim de semana.

Além das ações no trânsito, a prefeitura também seguiu trabalhando nesse domingo, 6, com intervenções realizadas por uma força-tarefa para a desobstrução de bueiros, limpeza de galerias pluviais e outras medidas que facilitam o escoamento da água e previnem alagamentos.

Desde as primeiras horas da madrugada de domingo, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) atuavam nas ruas da cidade, com o objetivo de reduzir o acúmulo de água causado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade.

De acordo com o município, as ações se concentraram especialmente nos bairros Nova Cidade, Liberdade, Cidade Praiana, Jardim Campomar e Recanto, além de regiões que historicamente apresentam maior acúmulo de água.

Segundo a coordenação do SAAE, o trabalho será contínuo enquanto persistirem as instabilidades climáticas, com ações que têm o objetivo de minimizar transtornos à população e garantir mais segurança aos moradores.

“A prefeitura reforça que segue acompanhando a situação de perto e que a população pode colaborar informando pontos críticos através dos canais oficiais”, reforçou o município.

Ainda no sábado, entrevista ao RJ1, da TV Globo, o prefeito Carlos Augusto (PL), garantiu que os trabalhos seguem sendo realizados por diversas secretarias, como as de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, de Assistência Social, e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

“Estamos trabalhando desde quinta-feira (3), porque já estava anunciado que Rio das Ostras iria passar por um volume de chuvas que nunca passamos. O que estava previsto de sexta (4) até domingo (6) era de 150 a 200 milímetros (mm). Só ontem (4), de 12 a 14 horas, foram quase 60 mm de chuva, que ocasionaram vários bolsões em vários lugares da cidade, mas nós tínhamos mapeado todos eles. Estamos com caminhão Vacall, caminhões Munck, com toda equipe das secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Obras, Guarda Municipal, Defesa Civil, trabalhando, e graças a Deus, não temos nenhum desabrigado. Estamos conseguindo vencer esse desafio com muito trabalho”, afirmou Carlos Augusto na tarde de sábado.

Sair da versão mobile