Espetáculo de grupo teatral de Rio das Ostras se apresenta em festival no Rio

Artistas de Rio das Ostras fizeram história nessa semana ao participarem de um dos mais importantes eventos artísticos a céu aberto do país, o 3º Festival de Teatro Amir Haddad, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Com a peça “Carukango”, estrelada pelo ator e cantor Darling Mendonça, o Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC), que conta com ex-alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, foi o único representante do interior do Estado na programação do festival.

A apresentação de “Carukango” aconteceu na última segunda-feira, 7, no palco da Casa Tá Na Rua, na Lapa, no centro do Rio, recontando a história do líder quilombola Carukango, considerado um símbolo de luta e resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé.

O espetáculo, que estreou em 2022, em Rio das Ostras, foi construído a partir de pesquisas sobre o candomblé ketu-Nagô, cantos vissungos e outras manifestações populares, ajudando a dar mais visibilidade e protagonismo aos artistas negros e às manifestações afro-brasileiras na cena teatral.

Iniciado no último domingo, 6, o 3º Festival de Teatro Amir Haddad continua com sua programação aberta até esse domingo, 13, com uma programação que ocupa espaços urbanos e culturais icônicos da Lapa, com o objetivo de democratizar a cultura e a arte como ferramenta de transformação coletiva.

Contando com uma programação variada, o evento incluiu a seleção especial de espetáculos dirigidos ou supervisionados por Amir Haddad, trazendo nomes como Clarice Niskier, Andrea Beltrão, Marco Nanini, Tonico Pereira e Elisa Lucinda, entre outros artistas da cena nacional e estadual.

Sair da versão mobile