Espetáculo “Quem Já Foi Velho Levanta a Mão” estreia no Teatro Joel Barcellos

A Cia Aruten de Teatro apresenta, nessa sexta e sábado, dias 10 e 11, o espetáculo de teatro infantil musicado “Quem Já Foi Velho Levanta a Mão”, que estreia no Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras, em duas apresentações.

A produção, que tem texto de Sérgio Pires e direção de Armindha Freire, que assina a dramaturgia juntamente com Vera Lucia Lopes, traz como tema a longevidade, apresentando um cortejo que inicia uma viagem para celebrar a vida e interação de atores, plateia e realidade.

Formado por Armindha Freire, Carol Souza, Eliane Soares, Guilherme Lisboa e Léo Mendes, o elenco dá vida a uma série de personagens, como uma mãe e uma filha, comadres, contadoras de história, irmãs gêmeas, velha do saco e um casal de idosos.

“Nas linguagens da música, dança, contação de histórias, teatro de bonecos e máscaras, um ator-músico transforma as cenas em paisagens sonoras”, conta a produção.

A peça traz como tema musical a canção “Eu Tinha Medo de Velho”, que funciona como um ponto de partida da história que fala sobre os conflitos do envelhecimento em uma sociedade contraditória, que ao mesmo tempo em que adultiza suas crianças, promove um apagamento de seus idosos.

“Um encadeamento de situações sob diferentes perspectivas leva o público a refletir sobre dificuldade de envelhecer e lidar com quem alcançou a velhice. A linguagem poética e imagética das memórias encaminha os personagens a vivenciarem as situações e os conflitos trazendo um desfecho surpreendente!”, completa a produção.

Co-produção da Aruten Produções Artísticas, o espetáculo “Quem Já Foi Velho Levanta a Mão” tem direção de movimentação cênica de Vera Lucia Lopes, que também assina a concepção e a cenografia ao lado de Armindha Freire.

A peça conta ainda com iluminação de Renan Magalhães, direção de arte e figurinos de Alexandre Murucci, bonecos, adereços e cenotécnica de Adilson Lopes, direção musical e arranjos de Guilherme Lisboa, sonoplastia e operação de som de Issacar Racassi, programação visual e comunicação de Lilian Vieira, assistência de produção de Maralys Santos, assistência de direção de Eliane Soares, além da participação da costureira Rose Toledo, e da intérprete de Libras Cris Dantas.

Com início previsto para às 17h nos 2 dias, o espetáculo tem entrada solidária nessa sexta-feira, 10, com a retirada dos ingressos na bilheteria do Teatro mediante a doação de 1 quilo (kg) de alimento não perecível.

Já no sábado, 11, quando acontece a sessão com acessibilidade, a produção promove uma novidade, com os 100 primeiros ingressos gratuitos, e os demais 100 ingressos a preços de 15 reais, ou de 10 reais mais a doação de 1 kg de alimento não perecível, com venda no site da Sympla, pelo link, https://www.sympla.com.br/evento/quem-ja-foi-velho-levanta-a-mao/3160974. Todos os alimentos arrecadados serão doado ao asilo Casa dos Velhinhos, de Casimiro de Abreu.

Com classificação livre, ao espetáculo tem apoio de Carol Paiva Beauty Salon, Centro Cultural Solar, e Galpão das Artes, e apoio institucional da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) e da Prefeitura de Rio das Ostras. O Teatro Municipal Joel Barcellos fica na Avenida Amazonas, s/n, na Extensão Novo Rio das Ostras.

Sair da versão mobile