Secretaria de Saúde reduz fila de espera com mutirão de cirurgia pediátrica

A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu, nessa segunda, 10, um mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Municipal, com objetivo de reduzir a lista de espera de pacientes que esperavam há anos pelos procedimentos.

Realizadas pela Secretaria de Saúde, as cirurgias se concentraram em procedimentos de orquidopexia, para a colocação do testículo da criança no lugar natural, e de postectomia, que remove a pele que cobre a glande do pênis, além de hérnia umbilical e hérnia inguinal.

Durante o mutirão, que contou com a atuação das cirurgiãs pediatras, Dra. Samira Salim e Dra. Fernanda Cardillo Lima, a pasta realizou também 32 cirurgias oftalmológicas, 16 endoscopias e gastrostomia endoscópica, além do procedimento de histeroscopia, realizada pela equipe da ginecologia.

“Em novembro, nós fazemos a campanha do Novembrinho Azul, onde damos atenção às patologias urológicas dos bebês. Hoje nós demos atenção especial à não descida do testículo”, explicou a Dra. Fernanda Cardillo Lima.

Segundo a Secretaria de Saúde, a ação ajuda a ampliar o acesso dos pequenos pacientes e suas famílias aos serviços, salvando vidas e amenizando uma grande demanda que se acumulou ao longo dos últimos anos, fruto das más gestões anteriores.

Para o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões (MDB), o mutirão dessa segunda-feira reforça o compromisso da atual gestão da saúde municipal com a melhoria no atendimento dos pacientes da cidade.

“Sabemos que ainda temos muito desafios pela frente, porém já melhoramos praticamente todos os números e ampliamos os atendimentos realizados este ano, em comparação ao ano passado. O trabalho continua firme e forte visando sempre um melhor atendimento à população”, avaliou o Dr. Fábio Simões.

Sair da versão mobile