A Prefeitura de Rio das Ostras divulgou, nessa semana, um balanço sobre a realização do Sesc Verão 2026, que trouxe diversos shows de grandes artistas nacionais, além de atividades de recreação, esporte e educação ambiental.
Realizado pelo Serviço Social do Comércio do Estado do Rio (Sesc RJ), em parceria com o Sindicato Patronal do Comércio Varejista (Sindicomércio), o evento rendeu ao município cerca de 28 milhões de reais que movimentaram a economia da cidade.
Os números são de uma pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, aplicada entre os meses de janeiro e fevereiro, quando a cidade registrou aproximadamente 75% de taxa de ocupação na rede hoteleira.
Além de estimular setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio, o evento ajuda a ampliar a visibilidade do município como destino turístico e cultural, como conta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro (DC).
“Eventos como o Sesc Verão têm papel estratégico no desenvolvimento do turismo em Rio das Ostras. Eles ampliam o fluxo de visitantes, fortalecem a rede hoteleira, movimentam o comércio e os serviços, e ajudam a consolidar o município como destino turístico ao longo de todo o ano. Os números mostram que investir em programação qualificada gera retorno direto para a economia local”, afirmou Rodrigo Peleteiro.
De acordo com a pesquisa da pasta, a maior parte dos visitantes veio da Região Metropolitana do Rio, da Região dos Lagos, da Região Serrana, e do Norte Fluminense, além dos estados de Minas Gerais (MG), São Paulo (SP) e Espírito Santo (ES).
Os dados mostram ainda que que 72% dos turistas chegaram a Rio das Ostras por meio de carro próprio e 18%, por meio de ônibus regular, com 24% dos visitantes afirmando terem ficado em hotéis e pousadas, 45% em casas de amigos ou parentes, 16% em imóveis de veraneio, e 10% utilizando plataformas de aluguel por temporada.
A pesquisa também revelou que 30% dos turistas apontaram o Sesc Verão como o principal motivo da visita a Rio das Ostras, com 88% deles afirmando que pretendem retornar à cidade no futuro.
“Eu não conhecia Rio das Ostras e vim para o show do Pepeu Gomes. Mesmo com previsão de chuva, não desisti porque eu amo o cantor. Mas fiquei maravilhada com as belezas das praias que têm na cidade e já quero voltar, agora com o tempo bom”, contou a capixaba Joelly Almeida.
Sobre o perfil do público, o levantamento mostra predominância de pessoas com renda familiar de 2 a 4 salários-mínimos, faixa que representa 46% dos entrevistados, seguida por quem recebe entre 4 e 10 salários-mínimos, com 32%.
“O evento gera renda, amplia a circulação de pessoas na cidade e fortalece setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio, com efeitos que vão além do período de realização”, comentou o presidente do Sindicomércio, Marcelo Ayres.
