O espetáculo teatral “Carukango”, estrelado pelo ator, cantor e diretor Darling Mendonça, de Rio das Ostras, terá apresentação única nessa quarta-feira, 7, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, de Nova Friburgo.
Com ingressos gratuitos, o monólogo aborda a vida do líder quilombola moçambicano Carukango, considerado um exemplo de resistência contra a escravidão negra na região serrana de Macaé e Conceição de Macabu, no Norte Fluminense.
Dirigido por Yuri Negreiros, que também assina a dramaturgia, construída a partir de investigações feitas por meio do candomblé ketu-Nagô, maculelê, cantos vissungos, capoeira e diversas outras manifestações populares, o espetáculo tem como estrutura dramatúrgica textual a biografia de Carukango.
Considerada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) como um dos espetáculos mais relevantes da Baixada Litorânea, a peça “Carukango” conquistou reconhecimento em diversos festivais no Rio e em São Paulo.
Entre eles estão o Festival de Cenas Curtas de Macaé (FESTIM), e o Festival de Teatro e Contação de Histórias, de Campos dos Goytacazes, além do Festival Satyrianas, de São Paulo, apontado como o maior festival de teatro da América Latina, e o Festival de Teatro Amir Haddad, do Rio.
Com duração de 60 minutos, o espetáculo tem assistência de direção de Peterson Feroli, iluminação de Rennan Magalhães, música de Marcelo Rodrigues, produção de Luisa Pasquali, e realização do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC), de Rio das Ostras.
O projeto é realizado por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).