O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em Casimiro de Abreu na manhã dessa sexta-feira, 4, em endereços de pessoas investigadas por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade e na região.
A ação conjunta aconteceu por meio da Promotoria de Justiça de Casimiro de Abreu e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), do MPRJ, e contou com apoio da 121ª Delegacia de Polícia Civil (121ª DP), de Casimiro de Abreu, e da 128ª DP, de Rio das Ostras.
Segundo o MPRJ, os mandados, expedidos pelo Juízo da Vara Única de Casimiro de Abreu, foram cumpridos nos bairros Vila Mataruna, Santa Ely, Village, São Sebastião e Jardim Aparecida, todos na região central do município.
De acordo com o MPRJ, as investigações começaram depois de uma denúncia recebida pela Promotoria de Justiça, que apontava o avanço do tráfico de drogas na região, que estaria sendo utilizada como rota ativa para o tráfico interestadual de drogas ligada à facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Entre os indicativos apontados pelo MPRJ para essa expansão do tráfico na região estava a prisão de duas mulheres, em março desse ano, nas proximidades da Rodoviária Novo Rio, na capital fluminense, que seguiam para Casimiro de Abreu.
Na época, as mulheres foram presas em flagrante transportando mais de 3 mil pinos de entorpecentes com inscrições alusivas ao Comando Vermelho e ao “CPX de Casemiro”, sigla usada pela facção criminosa para “Complexo de Casemiro”.
A sigla faz referência a como o Comando Vermelho identifica suas bases, em alusão a comunidades cariocas, como em Complexo do Alemão e Complexo da Penha, duas das mais importantes bases da facção na capital fluminense.
Nas investigações, o MPRJ destaca ainda que, entre 2024 e 2025, já foram registrados 60 boletins de ocorrência (B.O.) relacionados à apreensão de drogas na região, informações que estampam as manchetes de perfis de notícias da região diariamente.