A Prefeitura de Rio das Ostras inaugurou, nessa segunda-feira, 17, um novo espaço no Centro de Cidadania, no Âncora, que passará a abrigar a Sala INSS Digital, garantindo acesso a mais de 15 serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A inauguração é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a prefeitura e o órgão do governo federal, que vem sendo costurado desde fevereiro, durante a visita de uma comitiva municipal ao ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT-RJ), em fevereiro desse ano.
Na ocasião, o então ministro, que deixou o cargo em maio após escândalo de fraudes, já havia apoiado a intenção do município de ter uma agência do INSS na cidade, que se concretizou nessa segunda-feira, com a inauguração do novo espaço.
Durante a solenidade, o prefeito Carlos Augusto (PL) lembrou disso, ao afirmar que a inauguração da Sala INSS Digital é fruto de um trabalho intenso junto ao governo federal, especialmente de duas viagens feitas nesse ano à Brasília.
“Rio das Ostras não pode perder, Rio das Ostras tem que ganhar. E hoje, o que nós estamos fazendo é o resgate dessa sala que nós tínhamos e deixou de funcionar na gestão passada, além de firmar o compromisso de trazer uma agência do INSS onde a população possa realizar a perícia médica e outros serviços”, comentou Carlos Augusto.
Para a primeira-dama e secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, a inauguração do novo espaço é uma conquista para a população do município, que passará a ter acesso a diversos serviços do órgão federal, sem a necessidade de se locomover a outros municípios.
“Com a inauguração da Sala INSS Digital, vamos atender pessoas de todos os segmentos, idosos, deficientes, mulheres grávidas, os que querem se aposentar ou precisam simplesmente de uma certidão de tempo de contribuição. Essa será uma sala totalmente democrática que vai acolher a toda população com muito carinho”, afirmou Márcia Almeida.
Gerente executivo do INSS em Campos dos Goytacazes, Daniel Molisani parabenizou o prefeito e a equipe que trabalharam para agilizar o processo administrativo que permitiu oficializar a parceria entre o INSS e o município.
“As operadoras do posto foram orientadas para atender a população com escuta e acolhimento, já que nosso principal público-alvo são pessoas vulneráveis social e economicamente”, ressaltou Daniel Molisani.
Segundo a superintendente Regional Sudeste III do INSS, Angélica Arrieta, o retorno do atendimento do órgão federal na cidade reforça ainda a posição de Rio das Ostras como um importante polo econômico e de desenvolvimento no interior fluminense.
“Um município tão importante e que cresce tanto como Rio das Ostras não podia ficar sem um posto do INSS. A população agora não vai precisar se deslocar a outros lugares para requerer a maioria dos nossos serviços”, completou Angélica Arrieta.
Na nova Sala INSS Digital, a população contará com serviços como benefícios assistenciais para a pessoa com deficiência e para o idoso; pensão por morte, salário-maternidade, e auxílio-reclusão, tanto urbano e quanto rural; além de auxílio-acidente de trabalho; e a solicitação de Certidão por Tempo de Contribuição (CTC).
A unidade funciona no Centro de Cidadania, que fica na Rua das Casuarinas, 595, no Âncora, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ampliando ainda mais a gama de serviços oferecidos no espaço.
Durante a inauguração, o prefeito Carlos Augusto e o gerente executivo do INSS, Daniel Molisani aproveitaram a solenidade para anunciar mais uma parceria, com a chegada do Projeto Inclusão INSS em Rio das Ostras.
O serviço visa garantir que crianças neurodivergentes, que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), sejam atendidas em uma escola da rede pública municipal, oferecendo um ambiente mais acolhedor para a realização de perícia e de todos os demais procedimentos.
Também estiveram presentes à solenidade dessa segunda-feira, o presidente do Instituto de Previdência de Rio das Ostras (OstrasPrev), Luciano Macário; o diretor do Centro de Cidadania, André Luiz Lavra; os representantes da Superintendência Regional III do INSS, Beatriz Vitalino e Fabiano de Carvalho; e o representante da Gerência Executiva do INSS em Campos dos Goytacazes, Marcelo Sarmento; além de secretários municipais e vereadores.
crédito: Akilla Ribeiro
