Terminou nesse domingo, 23, a XVI Festa do Feijão de Rio das Ostras, realizada no Espaço Pau Brasil, em Cantagalo, que contou com premiação de pequenos produtores rurais do município, e muitas atrações e shows musicais de samba e forró.
No último dia do evento, que começou na sexta-feira, 21, a animação começou cedo, com uma solenidade de premiação dos produtores que contribuíram para a retomada do “Projeto Feijão” em Rio das Ostras.
O destaque ficou com o produtor Salime Martins, que atingiu as expressivas marcas de 1.573,5 quilos (kg) de feijão por hectare (ha), e 1.670 kg de feijão por hectare respectivamente, vencendo tanto em produção como em produtividade.
Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (EMATER-RIO), a iniciativa visou o fortalecimento da agricultura familiar local.
No total, a safra de feijão de Rio das Ostras atingiu a produção de 8,2 toneladas (t) em 2025, fruto do plantio realizado em pouco mais de 12 ha, o que significou uma produtividade de 677 kg/há na safra desse ano.
Além dos pratos à base de feijão, do artesanato local e da área kids, o evento contou ainda com diversos shows musicais gratuitos, como os dos ritmistas da Associação dos Blocos Carnavalescos de Rio das Ostras, das Florroseiras e de Nenel do Forró e Bruno Santos.
A Festa do Feijão de Rio das Ostras teve o patrocínio do Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, e Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio), além de produção da Rio Mais Criativo e apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), do Executivo e do Legislativo municipal.
Para o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), a realização do evento marcou também uma conquista para a população de Cantagalo, que teve o retorno da Festa do Feijão depois de 3 anos, reforçando a importância da tradição na cidade.
“Cantagalo voltou a sentir aquele sabor que só a nossa tradição é capaz de trazer. Depois de três anos, a Festa do Feijão em Cantagalo está de volta e a cidade inteira revive um pedacinho da própria história. São dias de música, alegria, famílias reunidas, aromas que lembram a infância e uma programação feita para quem carrega Cantagalo no coração. A Festa do Feijão é mais do que um evento. É identidade. É memória. É pertencimento”, escreveu Carlos Augusto nas suas redes sociais.
