Condições climáticas deixam Defesa Civil em alerta para incêndios na cidade

Preocupada com a possibilidade de incêndios florestais no município, a Coordenadoria de Defesa Civil de Rio das Ostras anunciou alerta máximo nessa segunda-feira, 4, devido ao tempo seco, ventos fortes e baixa umidade do ar.

Desde o início dessa semana, equipes da Defesa Civil e da Guarda Ambiental atuam em ações de monitoramento das principais áreas de preservação do município, além de reforçar o alerta à população, com orientações para evitar incêndios e queimadas.

“Com o tempo seco, ventos fortes e baixa umidade, o risco de incêndios em áreas de vegetação está muito alto. Estamos em estado de atenção total. É fundamental evitar qualquer ação que possa provocar fogo em vegetação seca. Um descuido pode virar tragédia”, lembrou o coordenador de Defesa Civil, Edmilson Martins.

Entre as práticas apontadas pelo gestor que devem ser evitadas pela população por ampliar os riscos de queimadas estão o descarte e a queima irregular de lixo, principalmente próximo a áreas de vegetação, e a queimada de terrenos com objetivo de fazer uma “limpeza” da área.

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais da Defesa Civil do Estado (CEMADEN-RJ), o risco de incêndios florestais é considerado muito alto em toda a Baixada Litorânea, o que inclui Rio das Ostras.

Para atender demandas ligadas a incêndios e queimadas, o município oferece contato por ligação telefônica para a Guarda Ambiental, no 153, para a Defesa Civil, no 199, e para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Sair da versão mobile