Prefeitura autua mais 5 imóveis por ligações clandestinas de esgoto na Enseada

Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Ostras voltaram às ruas depois do Carnaval, nessa quinta-feira, 19, com ações de fiscalização contra as ligações clandestinas de esgoto, seguindo cronograma do órgão.

Nessa quinta, os agentes retornaram para a Enseada das Gaivotas, onde novas ligações clandestinas foram identificadas na Rua Aurélio Buarque de Holanda, totalizando 5 imóveis autuados por irregularidades.

As ações tiveram apoio de guardas municipais e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, contando ainda com orientações aos moradores e comerciantes do bairro sobre a importância da ligação correta para destinação dos efluentes.

“O SAAE de Rio das Ostras mantém, durante todo o ano, um cronograma de serviços por toda a cidade, que inclui vistoria e desobstrução da drenagem e fiscalização de ligações irregulares de esgoto”, ressaltou a prefeitura.

Além de ações de fiscalização contra ligações clandestinas de esgoto, as equipes da autarquia municipal realizam a inspeção e limpeza de caixas ralos, galerias e demais componentes do sistema de drenagem, visando o correto escoamento das águas das chuvas e a prevenção de alagamentos.

Em conjunto com a Guarda Ambiental, o SAAE também atende a denúncias de moradores quanto a vazamentos de esgoto e ligações clandestinas, considerados entre os principais problemas do sistema de drenagem municipal, e que apresentam risco para a saúde pública e o meio ambiente.

“As ligações clandestinas de esgoto estão diretamente relacionadas à poluição de rios, praias e lagoas – prejudicando a saúde de todos e o meio ambiente. Dejetos lançados nas redes de drenagem, assim como o lixo descartado indevidamente nas vias públicas, levam às galerias gordura e detritos, que entopem as redes causando também alagamentos em períodos de chuva”, explicou a prefeitura.

Para denunciar crimes ambientais, vazamentos de esgoto e ligações clandestinas, a população pode entrar em contato com o órgão municipal, que atende ligações telefônicas pelo número (22) 2771-6422.

Sair da versão mobile