A Prefeitura de Rio das Ostras divulgou, nessa semana, os números do Centro de Saúde da Extensão do Bosque nos primeiros 4 meses desse ano, reforçando as melhorias promovidas pela atual gestão na saúde pública municipal.
De acordo com os dados, os atendimentos na unidade mais que dobraram em relação aos primeiros 4 meses de 2024, quando saltaram de 19,5 mil no ano passado para mais de 42,3 mil em 2025, um aumento de quase 117%.
Um dos exemplos das melhorias implementadas pela gestão do vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões (MDB), se dá no atendimento de cardiologia, que passou de 1 para 4 especialistas, fazendo com que os atendimentos saltassem de 30 para 60 pacientes no mesmo período.
“O investimento na Atenção Primária é essencial para prevenção de doenças e agravos e ainda promove economia de recursos públicos: reduz a necessidade de internação, medicamentos e atendimentos de emergência, por exemplo. Estamos trabalhando muito e os resultados já podem ser constatados, na prática, tanto que mais que dobramos os atendimentos no Centro de Saúde. Nosso objetivo é cuidar da população e retomar a excelência da Saúde Pública em Rio das Ostras”, reforçou o Dr. Fábio Simões.
Além do aumento de profissionais na área de cardiologia, a nova gestão da pasta também promoveu a realização de mutirões de atendimento e exames, visando a redução da chamada demanda reprimida.
Segundo a prefeitura, o tamanho das filas na área da saúde era tão grande que a atual gestão chegou a encontrar pacientes aguardando por atendimento e por exames, com alguns deles esperando desde 2021.
Outra medida da nova gestão foi a implantação de novos exames no Centro de Saúde, como os de ultrassonografia, que não existia, e retomada de outros, como o teste ergométrico, cujo equipamento estava quebrado e foi consertado.
“O Centro hoje conta com especialistas capacitados a realizar exames de imagens mais complexos, como a videolaringoscopia, que permite a visualização das estruturas da laringe, por meio de uma câmera conectada a um tubo introduzido pela boca ou nariz. O atendimento para o exame de audiometria, que avalia a capacidade auditiva, também é feito na unidade”, contou o município.
Além desses, outros serviços foram recuperados ou melhorados, como os de oftalmologia, supera os mil atendimentos e 160 cirurgias mensais, e a reabertura do Ambulatório de Lesões Dérmicas da Unidade, especializado em curativos e lesões de pele, que já tem mais de 300 pacientes atendidos.
“A reabertura é essencial para atendimento a pacientes diabéticos, uma vez que a glicemia elevada e a má circulação sanguínea, características do diabetes, afetam a saúde da pele do paciente e podem levar a severas complicações”, explicou a prefeitura.
Com todas as melhorias, o Centro de Saúde oferece atualmente atendimento de cardiologista, otorrino, alergista, proctologista, nefrologista, gastroenterologista, nutricionista, angiologista, dermatologista, oftalmologista, endocrinologista, geriatra, ortopedista, hematologista, reumatologista, psicóloga, neurologista, pneumologista, homeopata e odontólogo, além de reunir exames de raio-x, eletrocardiograma, espirometria, risco cirúrgico e teste ergométrico, e atendimentos ligados aos programas de saúde de Tuberculose e de Hanseníase.