A Prefeitura de Rio das Ostras comemorou, nessa semana, a implantação do Núcleo de Educação e Urgência, da Secretaria de Saúde, que visa a qualificação dos profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergência da rede pública municipal.
Segundo o município, a iniciativa também promoverá uma capacitação contínua para os profissionais e para a comunidade, oferecendo orientações sobre ações de primeiros socorros e prevenção de acidentes, entre outras.
O novo Núcleo de Educação e Urgência será administrado pela Subsecretaria de Atenção Especializada, que ficará responsável pelo planejamento, coordenação, execução e avaliação das ações permanentes junto aos servidores e comunidade.
Além disso, a pasta também terá função de atuar na formação, capacitação e atualização para os profissionais da Rede de Atenção às Urgências (RAU) do município, seguindo as políticas e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Rio das Ostras as equipes de emergência em Saúde se concentram no Pronto-Socorro, no Parque Zabulão, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no Âncora, e na emergência pediátrica do Hospital Municipal, na Extensão Novo Rio das Ostras.
“A rede pública municipal conta ainda com o serviço de Resgate 24h, formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem, incluindo profissionais capacitados ao pronto-atendimento e à condução de veículos de emergência”, reforçou a prefeitura.