Unidades de saúde disponibilizam vacinação contra covid; veja onde se vacinar

A Prefeitura de Rio das Ostras voltou a reforçar a importância da vacinação contra o coronavírus no município, que está disponível em 12 unidades de saúde, e atende públicos de diversas faixas etárias.

A imunização é voltada para crianças de 6 meses a 4 anos, e idosos com idade a partir dos 60 anos, além de imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, gestante e puérperas, assim como pessoas com idade a partir dos 12 anos que ainda não tenham se vacinado ou completado o esquema vacinal.

As vacinas estão disponíveis nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Nova Cidade, Âncora, Cantagalo, Cidade Praiana, Cláudio Ribeiro, Nova Esperança, Operário, Rocha Leão, Mar do Norte e Recanto, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Mariléa.

Para receber as doses, a população precisa apresentar os cartões de vacina e do Sistema Único de Saúde (SUS), e o CPF, lembrando que para receber doses subsequentes, é preciso ter sido imunizado pela última vez há mais de 6 meses.

“O morador pode se informar no posto de saúde mais próximo de sua residência qual o intervalo entre doses recomendado para sua faixa etária”, acrescentou o município.

A ação da prefeitura acompanha a campanha nacional do Ministério de Saúde, que tem como tema “Cada um faz a sua parte e incentiva o outro a fazer também”, e orienta a população a fazer sua parte para evitar a transmissão.

“Use máscara quando necessário, mantenha a vacinação em dia, higienize as mãos e garanta boa ventilação nos ambientes, cubra nariz e boca com o braço ou um lenço ao tossir ou espirrar, cuide da limpeza das superfícies, use água e sabão ou desinfetantes adequados para manter os pisos limpos e realize os protocolos sanitários. É importante ressaltar também que mesmo quem não tem sintomas pode transmitir o vírus”, completou o município.

Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas contra o coronavírus apresentam grande impacto na redução da mortalidade da doença, já tendo evitado muitos óbitos e internações em todo país desde a sua introdução, em janeiro de 2021.

De acordo com dados divulgados dos painéis Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal pela Covid-19, do Ministério da Saúde, em outubro do ano passado, o Brasil registrou mais de 7 mil casos graves da doença e mais de mil mortes, além de mais de 311 mil casos leves e moderados de coronavírus em 2025.

Sair da versão mobile