Uma iniciativa da Prefeitura de Rio das Ostras na Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco, em Cantagalo, na zona rural, vem unindo criatividade e sabor, com a criação de doces artesanais à base de frutas cultivadas na hora da unidade.
A iniciativa faz parte do projeto de Gastronomia Rural Sustentável, com alunos do 9º ano, sob a orientação do técnico agrícola Leandro de Lima, e já rendeu frutas cristalizadas de mamão e melão, além de geleia de goiaba.
De acordo com a prefeitura, as receitas foram elaboradas com ingredientes frescos e naturais, colhidos e cultivados diretamente pelos próprios estudantes, unindo saberes populares, ciência e responsabilidade socioambiental.
Componente curricular da escola, o projeto de Gastronomia Rural Sustentável ensina o aproveitamento integral dos alimentos, com redução do desperdício e valorização da cultura alimentar do campo, respeitando o ciclo completo do alimento, da horta ao prato.
Segundo o técnico agrícola da unidade, as atividades reforçam o compromisso da Escola Agrícola Carlos Maurício Franco com a educação ambiental e a formação de cidadãos conscientes e empreendedores.
O projeto rendeu ainda outras delícias, como brigadeiro de casca de banana, pé de moleque com semente de abóbora, pudim feito com casca de laranja, além de lasanha feita com casca de aipim e bolo com base de talos e folhas.
Além das receitas, os alunos também participam de aulas de sustentabilidade com a confecção de vasos ecológicos utilizando garrafas PET recicladas, com alguns deles tendo sistema automático de irrigação, desenvolvido com criatividade e foco na economia de água.
“Mais do que receitas, nossos alunos estão aprendendo sobre responsabilidade ambiental, trabalho em equipe e valorização do que a terra nos oferece”, completou o técnico agrícola Leandro de Lima.