A Prefeitura de Rio das Ostras comemorou, nessa semana, a destinação de quase 23 milhões de reais do governo federal para o município, que serão investidos em melhorias no sistema de drenagem, visando o combate aos alagamentos.
Vindas do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), as verbas federais são fruto do trabalho da gestão do prefeito Carlos Augusto (PL) em captar recursos através de projetos desenvolvidos pelas equipes do governo municipal.
Para o combate aos alagamentos no município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) inscreveu o “Projeto de Intervenção nos Sistemas de Drenagem”, no eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes”, que acabou aprovado no Novo PAC.
“Desde o início da gestão nossa preocupação e anseio tem sido buscar investimentos para a cidade, com o objetivo de cada vez mais diminuir alagamentos e estruturar o aparelhamento público trazendo melhoria na vida da população. Por determinação do prefeito Carlos Augusto, seguimos buscando novos recursos visando uma estrutura mais eficiente com mais qualidade de vida para moradores e proteção dos recursos hídricos”, contou o presidente do SAAE, Maycon Prata.
De acordo com a prefeitura, as verbas serão direcionadas à revitalização total das bacias de detenção de águas pluviais, popularmente conhecidas como “piscinões”, e que foram completamente abandonadas em gestões anteriores.
“Os recursos serão revertidos para a revitalização total das bacias de detenção de águas pluviais, localizadas em Cidade Beira Mar, com o objetivo de eliminar ou reduzir inundações nas localidades Cidade Beira Mar, Serramar, Cidade Praiana, Jardim Campomar, Recanto, Extensão do Bosque, Operário e Balneário Remanso, que sofrem influência do Canal do Medeiros”, detalhou o município.
A seleção do projeto renderá ao município um total de R$ 22.706.886,53, incluindo a reforma das bacias existentes, a modernização dos dispositivos, e a implantação de monitoramento hidrometeorológica no Canal do Medeiros.
“Esses recursos são um importante reforço em nossas ações de recuperação da nossa cidade, e em nosso objetivo de cuidar das pessoas e planejar o futuro de forma responsável. Investir em infraestrutura e na melhoria do sistema de drenagem representa proteção à vida das famílias que sofrem com enchentes”, lembrou Carlos Augusto.
Em viagem recente à Brasília, no Distrito Federal (DF), o prefeito de Rio das Ostras agradeceu ao presidente Lula (PT-SP) pelas verbas do Novo PAC, além de participar de reuniões com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB-PA), e com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ).