A Prefeitura de Rio das Ostras está realizando estudos voltados para a viabilização de projetos de geração de renda, resgate social de áreas pesqueiras e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social do município.
Nessa semana, representantes das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, de Assistência Social, visitaram o Projeto Pescarte, da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes.
Tendo como principal finalidade a criação de uma rede social regional integrada por pescadores artesanais e seus familiares, o Projeto Pescarte visa também incentivar a participação das comunidades pesqueiras na construção e implementação de projetos de geração de trabalho e renda.
A visita contou com a presença de gestores e técnicos das pastas, que conheceram de perto os laboratórios de aquicultura da UENF, que atuam em projetos de criação de peixes como alternativa de renda para pequenos produtores rurais.
De acordo com a prefeitura, os estudos envolvem a transferência de tecnologia em nutrição, reprodução e manejo de peixes de corte e ornamentais, com ênfase na reprodução de espécies ornamentais raras, visando atender empresas, produtores rurais, empreendedores e pessoas interessadas em aquicultura.
Secretário de Assistência Social de Rio das Ostras, Carlos Correia Júnior explicou que, além de conhecer os laboratórios, o grupo também teve contato com outros projetos na área social, capazes de contribuir com intervenções para apoiar os municípios, em parceria com a universidade e com o governo federal.
Também participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, o diretor-geral do CCH-UENF, Geraldo Timóteo, e os professores Manuel Vazquez Vidal Junior, Bruno de Carvalho Bonfim e Elias Rocha Gonçalves.



























