A Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, em Rio das Ostras, será palco, nesse sábado, 25, de uma importante discussão sobre o futuro da cidade, com a realização de um fórum para debater o Plano Diretor do Município.
Com inscrições gratuitas, feitas através de preenchimento de formulário eletrônico, pelo link, https://forms.gle/D5aztxUL8CifC871A, o evento tem início marcado para às 8h, e é voltado para integrantes da sociedade civil.
Iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC), mantido pela Associação Raízes, o fórum se propõe a ser um momento de discussão coletiva sobre a revisão dessa legislação considerada essencial para o desenvolvimento do município.
De acordo com a Prefeitura de Rio das Ostras, que apoia o evento, o fórum reforça a participação social na gestão democrática, destacando prioridades para uma política de desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental.
Além disso, a realização do evento é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Ambientais Renováveis (Ibama).
Atuante em Rio das Ostras desde 2011, o projeto NEA-BC é formado por voluntários, interessados em assuntos socioambientais e políticas públicas, buscando contribuir para a participação social e o protagonismo dos jovens e das lideranças comunitárias no âmbito do licenciamento ambiental.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo NEA-BC destacam-se oficinas, reuniões e grupos de estudo, sendo o próprio projeto uma das exigências do Ibama para que a Petrobras possa executar suas atividades de exploração de petróleo e gás.



























