A Prefeitura de Rio das Ostras iniciou uma nova etapa de limpeza pública urbana no município, com a oficialização, nessa segunda-feira, 22, da nova empresa vencedora da licitação para serviços como varrição, roçada, poda e capina, entre outros.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, que participou, ao lado do prefeito Carlos Augusto (PL), de uma reunião com os funcionários da terceirizada, Ecomix, o serviço tem tudo para melhorar.
“Hoje estamos dando início à prestação de serviços com a nova empresa. A gente fez a licitação, a gente aumentou o efetivo de colaboradores, os equipamentos são equipamentos mais novos, e a gente está muito esperançoso, com a expectativa muito boa que o serviço vai melhorar, a população já vai sentir isso agora nas primeiras semanas. A gente tem serviços de varrição, roçada, capina, limpeza de praias, trilhas e ilhas. Então a gente tem a certeza de que vai prestar o melhor serviço para a população”, afirmou Ricardo Torres.
De acordo com a prefeitura, além da contratação da nova empresa, também houve investimentos na melhoria da estrutura dos serviços, com 15 equipamentos modernos, incluindo uma retroescavadeira, além de 172 conjuntos de containers, vassouras e pás.
O município contou ainda que a Ecomix absorveu quase toda a mão de obra da terceirizada anterior, e mais do que dobrou o número de funcionários, passando de 158 para 350 profissionais, entre equipes de rua, encarregados e diretoria.
Nessa segunda, em reunião com os trabalhadores, o prefeito de Rio das Ostras comemorou a mudança, e ressaltou o esforço do governo em atender também às demandas da categoria e da população, que precisava de serviços melhores.
“Nós, quando assumimos, um dos questionamentos da população foi justamente a melhoria no trabalho da limpeza. Eu convivi várias vezes com vocês aí, durante esses 9 meses em que a gente está no governo, e principalmente vocês também falando das dificuldades que vocês estavam passando. Nós aumentamos o efetivo, os equipamentos também são equipamentos mais modernos, vai dar mais condição a vocês de produzir melhor e com menos esforço físico. Eu valorizo muito o trabalho de vocês, porque uma cidade organizada é como a nossa casa. Na nossa casa, se não tiver a limpeza, se não tiver tudo organizado, nada funciona. É dessa maneira que a gente quer fazer. Fazer em Rio das Ostras um novo tempo agora”, afirmou Carlos Augusto.
Apesar do início oficial ser apenas nessa segunda-feira, a nova terceirizada da limpeza não é nova na cidade, já tendo atuado na Praia de Costazul no fim de semana, durante a realização do evento esportivo Eco Games Cultural.
“Com essa iniciativa, Rio das Ostras reafirma seu compromisso com o meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida”, completou a prefeitura.