Sucesso por onde passa, o espetáculo teatral “Carukango”, de Rio das Ostras, viaja para Niterói nessa quinta-feira, 31 de julho, quando se apresenta pela 1ª vez no Centro das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir das 19h.
Monólogo interpretado pelo ator e cantor Darling Mendonça, o espetáculo revisita a biografia de Carukango, líder quilombola que foi exemplo de resistência contra a escravidão negra e fundador do quilombo de Carukango, no Norte Fluminense.
A peça reforça a necessidade da visibilidade e protagonismo das personalidades negras e das manifestações afro-brasileiras na cena artística, além do resgate de memória ancestral do povo negro na região.
Com direção de Yuri Negreiros, assistência de direção de Peterson Feroli, iluminação de Rennan Magalhães, música de Marcelo Rodrigues, e produção de Luisa Pasquali, além da participação em voz de Querida Mendonça.
De acordo com a produção, o espetáculo surgiu a partir de uma dramaturgia construída com base em manifestações afro-brasileiras, como o candomblé Ketu-Nagô, Maculelê, cantos vissungos, capoeira e outras expressões populares.
A apresentação acontece no Centro das Artes da UFF, que fica na Rua Miguel de Farias, 9, no bairro de Icaraí, em Niterói, com entrada franca, e a retirada de ingresso na bilheteria a partir das 18h, uma hora antes do início do espetáculo.