A Prefeitura de Rio das Ostras encontrou novas ligações clandestinas de esgoto na última semana, ao atender denúncias de moradores do Centro e da Enseada das Gaivotas, onde encontrou mais irregularidades.
As ações foram realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que identificou as ligações irregulares em trechos das redes de águas pluviais nos 2 bairros, o pior deles na Enseada, onde o esgoto chegava a vazar para a rua.
Além de notificar os donos dos imóveis para que as irregularidades fossem resolvidas imediatamente, a ação do SAAE incluiu ainda orientação aos moradores reforçando a importância das ligações corretas à rede de esgoto.
“O despejo irregular de esgoto nas galerias de águas pluviais é um grande risco para o meio ambiente e para a saúde pública. Antes de tudo, estamos orientando os moradores quanto às práticas sanitárias adequadas e a correta destinação do esgoto”, instruiu o presidente do SAAE, Maycon Prata.
Para contribuir com a saúde pública e o meio ambiente do município, os moradores podem denunciar ligações irregulares de esgoto através de ligações feitas diretamente ao SAAE, que preserva o anonimato, pelo telefone (22) 2771-6422.
“Em paralelo, o SAAE vem fiscalizando todas as localidades do município, e as denúncias nos ajudam a identificar e agir com mais celeridade”, ressaltou Maycon Prata.