Começou nessa segunda-feira, 24, o tradicional Festival da Onda, que marca o encerramento do ano letivo do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro de Rio das Ostras, e cuja programação se estende até 8 de dezembro.
Ao todo, serão 25 apresentações das 3 modalidades, envolvendo 500 alunos de todas as turmas da unidade, que, além dos cursos iniciantes, oferece também cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de música, dança e artes cênicas.
Além de receber as apresentações na própria escola, que carinhosamente como Onda, devido à icônica arquitetura do prédio, o evento também conta com espetáculos apresentados no Teatro Municipal Joel Barcellos, e festas de formatura.
De acordo com a prefeitura, a expectativa é que ao longo dos 15 dias de festival, o evento repita a média de público, que gira em torno de 5 mil pessoas a cada edição, com objetivo de democratizar o acesso à cultura.
O município lembra ainda que, na atual gestão, a Onda registrou um aumento significativo no número de vagas nesse ano em relação ao ano passado, saltando de 513 em 2024 para 633 em 2025, um aumento de mais de 23,4%, totalizando 893 estudantes matriculados.
“O Festival da Onda reafirma o papel fundamental da arte na educação, na cidadania e no fortalecimento da vida cultural de Rio das Ostras, promovendo a democratização do acesso à cultura e a valorização da formação artística dos estudantes”, afirma a prefeitura.
Para a edição desse ano, a programação inclui mostras dos cursos básicos e espetáculos de conclusão dos cursos, com 15 apresentações de Teatro, 4 concertos e diversas demonstrações de instrumentos de Música, e 3 espetáculos de Dança, englobando a coreografia “O Mágico de Oz” e a apresentação de formatura.
Para conferir a programação completa, basta acessar o perfil do Instagram da escola, pelo @onda.cfa, e da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), que administra a unidade, tanto no Facebook quanto no Instagram.
