A Prefeitura de Rio das Ostras anunciou, nessa quarta-feira, 2, a data para a realização da sua Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá na próxima terça-feira, 8, com a participação de 9 escolas da rede municipal.
O evento faz parte do calendário da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), promovida pelo governo federal, que visa mobilizar as escolas brasileiras para reflexão sobre as mudanças climáticas.
Em Rio das Ostras, a iniciativa foi desenvolvida nas escolas do 6º ao 9º ano, que apresentarão projetos sobre justiça climática no Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), da Secretaria de Educação.
Com o tema nacional “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, os trabalhos foram desenvolvidos por alunos e professores durante as jornadas pedagógicas nessas 9 unidades da rede.
“O objetivo é gerar pesquisas, diálogos, troca e construção de conhecimentos, reflexões e ações transformadoras sobre questões socioambientais que afetam o cotidiano das pessoas”, afirmou o município.
Além de debater os projetos elaborados pelas escolas, o encontro também será responsável pela eleição de 2 delegados, 1 titular e 1 suplente, para apresentarão os trabalhos escolares para uma comissão especial da Conferência Municipal, que escolherá o projeto que representará Rio das Ostras na Conferência Estadual.
“Como exercício de democracia participativa, a Conferência amplia as possibilidades de adolescentes e jovens colocarem suas habilidades em ação para a melhoria da qualidade de vida”, completou a coordenadora pedagógica do município, Flávia Rangel, responsável pela Conferência Municipal, juntamente com a coordenadora Adriana Leal.