O Ministério da Educação (MEC) promove, em Rio das Ostras, uma etapa presencial de formação dos profissionais da Educação no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em parceria com as redes estadual e municipal de ensino.
O objetivo da formação, que deve contar com 588 profissionais da rede pública municipal de Rio das Ostras, é aprofundar estratégias pedagógicas e alinhar ações voltadas à alfabetização na chamada idade regular, ou seja, até os 7 anos de idade.
De acordo com a prefeitura, a previsão é que todos os 588 servidores da educação municipal matriculados no curso participem da formação oferecida pelo CNCA, que terá encontros presenciais até o próximo mês de novembro.
Os encontros do curso de formação do CNCA acontecem no Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), na Extensão do Bosque, e na Escola Estadual Fazendas Reunidas Atlântica Municipalizada, no Village Rio das Ostras.
Os cursos contarão com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, que terão acesso a oficinas, debates e momentos de troca de experiências com foco no fortalecimento das práticas alfabetizadoras.
Segundo o município, a formação acontece na chamada modalidade mista, com o curso dividido em 5 trilhas formativas, abordando metodologias e estratégias inovadoras para o aprimoramento da alfabetização e recomposição das aprendizagens, além das legislações, planejamento e diretrizes relacionados ao tema.
Para o gerente de Formação Continuada da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, Arildo Amaral, a etapa presencial marca mais um avanço na implementação do programa, promovendo o engajamento da rede pública municipal de ensino.
Além disso, o curso de formação do CNCA, do MEC, promete ajudar a fortalecer a colaboração entre os entes federativos na missão de garantir o direito à alfabetização de qualidade para todas as crianças doe Rio das Ostras
“A formação presencial é um momento fundamental para que os profissionais possam dialogar, refletir sobre suas práticas e construir coletivamente caminhos para melhorar a aprendizagem das crianças”, avalia Arildo Amaral.
Ainda de acordo com a prefeitura, a cidade lidera entre os municípios do interior do Estado, em total de profissionais inscritos, formando a maior delegação de profissionais multiplicadores do CNCA em toda a região.
Lançado pelo governo federal em junho de 2023, o programa CNCA tem o objetivo de articular esforços da União, estados, Distrito Federal (DF), e municípios visando a garantir da alfabetização de todas as crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Além disso, o programa tem como objetivo também a promoção da recomposição das aprendizagens para aquelas que estão matriculadas nos anos subsequentes o 5º ano do Ensino Fundamental, e que possam ter sido afetados pelas medidas restritivas da pandemia do coronavírus.
Entre seus princípios, o programa estabelece a promoção da equidade educacional, considerando os aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.