A Prefeitura de Rio das Ostras divulgou, nessa sexta-feira, 1 de agosto, a data para a eleição final para composição da nova grade do Fórum Municipal de Educação (FMERO), que acontece entre os dias 5 e 8 de agosto.
De acordo com o município, os candidatos pré-definidos pelos órgãos e entidades civis participarão da votação, que acontece em datas diferentes para cada órgão, seguindo cronograma divulgado também nessa sexta.
“Participarão da eleição os representantes das direções de escolas públicas municipais e estaduais, dos pais de alunos e trabalhadores de escolas públicas, de profissionais de escolas profissionalizantes e de instituições de ensino superior e integrantes de movimentos sindicais e sociais”, explicou a prefeitura.
A votação começa no dia 5 de agosto para diretores de escolas públicas municipais e estaduais, seguindo no dia 6 para pais e mães de alunos de escolas públicas municipais e estaduais, no dia 7 para trabalhadores das escolas públicas municipais e estaduais, e no dia 8 para profissionais de escolas profissionalizantes e instituições de ensino superior públicas e privadas e integrantes de movimentos sindicais.
Os locais de votação também variam conforme os órgãos, acontecendo no auditório da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer nos dias 5, 7 e 8, e no auditório da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel no dia 6.
Ainda segundo o cronograma divulgado pelo município, os horários de votação também mudarão conforme os dias de cada grupo de participantes do pleito, sendo às 14h no dia 5; às 18h nos dias 6 e 7; e às 9h, 14h e 16h, no dia 8.
“A Secretaria de Educação reforça que o candidato participará da eleição final mediante a inscrição oficial, que deve ser realizada por cada escola, instituição ou órgão representativo. Também é obrigatório o envio prévio dos documentos dos concorrentes, em cumprimento do Regimento Interno do Fórum”, afirmou a prefeitura.
O município reforçou que a reinstalação e a dinamização do FMERO, visando o mandato de 2025 a 2028, obedecem às etapas determinadas pelo regimento do órgão, além de contar com o engajamento da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
“Após convocação dos órgãos e entidades civis pelo Edital 08/2025 (Jornal Oficial – Edição nº 1837), a Secretaria recebeu os representantes de diversas instituições em uma rodada de reuniões para esclarecimentos sobre regimento, formação e competências do Fórum. Para a eleição final, os órgãos e entidades se mobilizam para a definição dos representantes e a entrega dos documentos exigidos para o processo eletivo”, detalhou a prefeitura.
Para a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel, a votação representa um momento muito especial nesse novo processo do FMERO, reforçando a importância da participação dos diversos segmentos e a colaboração da população.
“Estamos trabalhando com muita seriedade e transparência para que a educação de nosso município esteja fortalecida por meio da participação dos diversos segmentos da sociedade. Reinstalar e dinamizar o Fórum Municipal de Educação da nossa cidade nos deixa mais fortalecidos, pois sabemos que a Educação precisa muito da colaboração de todos. Estamos muito otimistas e apostamos no engajamento de todos os segmentos no processo eleitoral”, acredita Marcele Raquel.
Órgão colegiado, de caráter permanente, com a finalidade de planejar e organizar espaços de debates sobre a Política Pública Municipal de Educação, o FMERO também atua na coordenação de ações junto às conferências de educação, além de acompanhar a implementação do Plano Municipal de Educação.