Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Rio das Ostras, a empresa Rio+Saneamento segue com obras no município, mais especificamente no bairro Âncora, um dos mais populosos da cidade.
De acordo com a empresa, as obras visam a ampliação da rede de água, que tem a expectativa de beneficiar mais de 2.500 pessoas, que receberão água tratada e encanada, com um fornecimento cada vez mais regular e contínuo.
Parte do projeto “Água para Todos”, as ações foram iniciadas na Rua Peperônia, onde equipes da concessionária trabalham na extensão da rede de água, ampliando o acesso da população à água tratada e encanada.
“A iniciativa da empresa tem como missão ampliar o acesso à água tratada em áreas ainda não atendidas e aprimorar o fornecimento nas localidades já contempladas”, explicou a Rio+
Depois de passar pela Cidade Praiana no 1º semestre desse ano, as obras seguem no Âncora, contando com sondagens para identificar áreas com e sem cobertura, mapeamento e setorização das regiões, interligações e reparos nas redes.
Segundo a companhia, o objetivo das ações, que preveem novas intervenções em outras ruas do Âncora e do Residencial Camping do Bosque ainda em 2025, é garantir que a água chegue também aos pontos mais distantes de cada bairro.
“Estamos transformando a realidade de um bairro que, por anos, conviveu com a falta de água, e damos mais um passo decisivo para levar água tratada com regularidade a mais famílias da localidade. Cada tubulação implantada significa saúde, dignidade e desenvolvimento para essa região e para Rio das Ostras”, afirmou o superintendente da Rio+Saneamento, Christian Portugal.
A empresa lembra que, além das obras do projeto “Água para Todos” no Âncora, outras melhorias foram realizadas no bairro, como a implantação de 8 quilômetros (km) de novas redes, resultado de um investimento de mais de 1,2 milhão de reais.
“Essas intervenções representam uma mudança concreta na vida dos moradores, que antes dependiam de caixas-d’água comunitárias e agora contam com mais saúde e qualidade de vida”, lembrou a Rio+.
Além das obras no Âncora, a concessionária também investiu em intervenções na Cidade Praiana, que recebeu uma subadutora com cerca de 1 km de extensão, resultado de investimentos de aproximadamente 500 mil reais.
Ainda de acordo com a empresa, as obras ampliaram a rede de distribuição no bairro, garantindo um fornecimento mais regular para mais de 11 mil moradores, não apenas da Cidade Praiana, mas também da Cidade Beira Mar e do Jardim Miramar.