Moradores de Rio das Ostras terão nova oportunidade para regularizar pendências relacionadas aos serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio (Detran RJ), que retorna ao município com ação itinerante nessa quarta-feira, 10.
Das 9h às 16h, o município recebe mais uma edição do Detran Presente, evento itinerante que leva serviços do órgão para diversas cidades no interior do Estado, sem necessidade de agendamento, com atendimento por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada.
O Detran Presente acontece na sede do Posto do Detran de Rio das Ostras, que funciona na Rua Campo de Anchova, 1, esquina com a Rua Niterói, no bairro Atlântica, com objetivo de atender a demanda que não foi resolvida na última edição na cidade, no último dia 26 de agosto.
Entre os serviços disponíveis estarão emissão de documentos, como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transferência de propriedade de veículos, emplacamento, recorrer de multas de trânsito e resolver pendências.
O Detran lembra que a emissão da 1ª via da CIN é gratuita, enquanto todos os outros serviços requerem pagamento do Duda correspondente, variando de R$ 200,91, no caso de renovação e 2ª via da CNH, Permissão Internacional para Dirigir (PID) e transferência de propriedade de veículos, até R$ 401,82, para retirar a 1ª via da CNH.
No caso da CIN, é necessário que o cidadão leve sua Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento original e tenha CPF, lembrando que, sem a Certidão, não será possível tirar a CIN, mesmo que a pessoa já tenha identidade.
“Quem não tem mais a Certidão de Nascimento precisa antes obtê-la nos cartórios. O documento de identidade atual continua válido até 2032, de forma que os cidadãos não precisam se apressar para tirar a CIN”, explica o Detran.
Já para os serviços da CNH, o atendimento será feito apenas para quem tiver pago o Duda até a véspera do atendimento, ou seja, essa terça-feira, 9, lembrando que o boleto deve ser retirado nas agências do Banco Bradesco e que o pagamento também é necessário para as vistorias e os serviços relacionados aos veículos.
“É preciso também estar atento à lista de documentos exigidos para a realização de cada serviço. As informações podem ser obtidas no site do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br)”, explica o órgão estadual.
Criado pelo presidente do Detran RJ, Vinicius Farah (UNIÃO), o Detran Presente visa o aperfeiçoamento do atendimento aos cidadãos e a diminuição da demanda por serviços e documentos em todas as cidades do Estado.
“É uma forma de levar cidadania à população, com serviços acessíveis, ágeis e sem burocracia. Nosso compromisso é com o atendimento humanizado e o respeito ao cidadão”, afirmou Vinicius Farah.