O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), assinou, nessa segunda-feira, 21, um acordo de cooperação técnica com o governo estadual visando a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do programa RJ Digital Municípios.
A assinatura do documento contou com a presença do secretário estadual de Transformação Digital, Fernando Braga, que esteve em Rio das Ostras para formalizar os últimos detalhes do acordo no início dessa semana.
O evento aconteceu no auditório Rovani de Souza Dantas, no Parque dos Pássaros, durante uma reunião com a presença de todos os secretários municipais, que também ouviram uma apresentação sobre o SEI.
Lançado em maio de 2022, o programa RJ Digital Municípios tem como objetivo digitalizar processos administrativos, prometendo economia, celeridade e maior eficiência para a administração pública.
Com prazo de implantação de 90 dias, o SEI não terá custos para o município, sendo viabilizado pela Secretaria Estadual de Transformação Digital, que oferece ainda a cessão gratuita da ferramenta, acesso à infraestrutura tecnológica, programas de treinamento e suporte técnico contínuo.
“Com essa parceria, Rio das Ostras ingressa definitivamente na era digital, alinhando-se aos objetivos do Programa RJ Digital Municípios de modernizar a administração pública em todo o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a prefeitura.
Para o prefeito de Rio das Ostras, a implantação do SEI representa um avanço na busca da atual gestão, desde seu início, em janeiro, por desburocratizar a administração municipal, tornando-a mais atentada com inovações tecnológicas.
“Você já tentou resolver algo na prefeitura e se sentiu preso num labirinto de papelada, carimbo e burocracia? Pois é. Isso está com os dias contados. A gente está virando essa chave em Rio das Ostras. Começamos um novo tempo na gestão pública. Um tempo de modernização de verdade, com menos papel e mais agilidade. Estamos digitalizando todos os processos internos da prefeitura. Tudo. Protocolo, autorização, fluxo de documentos. Em breve, tudo vai tramitar digitalmente. E isso muda tudo. Muda para quem trabalha dentro da máquina pública, que ganha mais eficiência. Muda para quem precisa de um serviço da prefeitura, que vai ser atendido mais rápido, com mais transparência. E muda para a cidade inteira, porque a economia gerada com esse novo modelo será revertida em saúde, educação, infraestrutura A era do carimbo por carimbo está ficando no passado. Estamos adotando uma política firme de desburocratização. E isso não é discurso. É decisão, é compromisso com o futuro”, afirmou Carlos Augusto.
De acordo com o município, o SEI permitirá a gestão digital de documentos e processos, otimizando fluxos de trabalho, reduzindo a burocracia e aumentando a transparência e acessibilidade dos serviços públicos, avanços que tiveram sua importância reforçada pelo gestor estadual.
“Vocês estão fazendo história em Rio das Ostras. Pois reduzindo a burocracia nos processos, vamos melhorar a qualidade do serviço público, como Educação e Saúde, por exemplo, na cidade”, acrescentou Fernando Braga.
Segundo a prefeitura, a implantação do SEI contribui para a redução de custos com papel e armazenamento físico, aprimora a tomada de decisões e promove um desenvolvimento mais sustentável para a cidade.
Visando a elaboração de políticas públicas mais eficazes, o município se comprometeu ainda a adequar suas normas e procedimentos internos às práticas de gestão digital e a compartilhar dados para o portal de dados abertos do Estado, conferindo também maior transparência para os processos.