Um pinguim foi resgatado em Rio das Ostras na última sexta-feira, 29 de agosto, depois que uma equipe da Defesa Civil avistou o animal próximo ao Iate Clube Beira Rio, e acionou o Instituto BW, entidade que atua na reabilitação de aves e animais marinhos e na educação ambiental na região.
Membro da espécie Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), o animal foi encontrado pelos especialistas do Instituto BW em estado debilitado, com peso abaixo do esperado, e apresentando quadro de hipotermia.
Depois do resgate, o pinguim foi levado para a Unidade de Estabilização de Macaé, onde começou a receber todos os cuidados necessários para garantir sua recuperação, com objetivo de, posteriormente, ser reintroduzido à natureza.
Originários da Patagônia Argentina, Chile e Ilhas Malvinas, os Pinguins-de-Magalhães, que recebem esse nome por terem sido avistados pela 1ª vez pelo navegador português Fernão de Magalhães, em 1520, migram anualmente em direção ao litoral sul e sudeste do Brasil, seguindo as correntes marítimas em busca de alimento.
De acordo com especialistas, é comum que esses animais acabem em praias na região depois de saírem do Estreito de Magalhães, outra “descoberta” do navegador português, localizado no extremo sul do continente sul-americano, à procura de águas mais quentes.
O fenômeno da aparição dos pinguins na região acontece especialmente nos meses de inverno, entre maio e setembro, quando alguns jovens pinguins acabam, perdidos nas correntes e encalham nas praias brasileiras.
Mas a Prefeitura de Rio das Ostras ressalta que é fundamental manter distância em caso de encontro com os animais, além de isolar a área para evitar contato dos pinguins com seres humanos ou outros animais até a chegada do resgate, entre outros cuidados.
“É importante proceder corretamente caso encontre um animal marinho vivo ou morto. Mantenha distância e isole a área para evitar aproximação de pessoas ou animais; evite tocar, alimentar ou devolver o animal ao mar e nunca coloque o animal em gelo ou freezer”, alerta o município.
Em caso de encontros com pinguins nas praias, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, a Guarda Civil de Rio das Ostras, pelo 153, a Defesa Civil Estadual, pelo 199, ou diretamente com o Instituto BW, que tem sede em Araruama, mas atua em toda região, com atendimento pelo telefone 0800 991 4800.