A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) inicia um novo projeto voltado para a gastronomia artesanal chamado “Temperoterapia”, que contará com oficinas gratuitas de culinária e terá aula inaugural nessa quarta-feira, 24, na Câmara Municipal.
De acordo com a prefeitura, o projeto oferece uma vivência criativa e educativa no universo da gastronomia artesanal, em uma iniciativa que será composta por 8 módulos gratuitos além da aula inaugural, com encontros sempre aos sábados.
“Quem deseja ingressar no ‘Temperoterapia’ precisa comparecer à aula inaugural, que será ministrada pela presidente da Froc, Rosemarie Teixeira, quando haverá sorteio das vagas. Cada pessoa poderá ser selecionada para apenas um módulo”, explicou o município.
Entre os temas dos encontros estão “Socorro, não sei cozinhar”, “Lanches rápidos”, “Peixes e frutos do mar”, “Cozinha da ancestralidade”, e “Doces a jato”, com os participantes podendo degustar os pratos preparados ao final de cada módulo.
Segundo a presidente da Froc, que também é idealizadora do projeto, o “Temperoterapia” vai além de apresentar receitas da gastronomia, propondo a convivência e o relacionamento por meio do preparo de pratos.
“Preparar o alimento é uma forma de demonstrar afeto e carinho. A pessoa que tem a missão de cozinhar para os seus entes queridos exerce um papel fundamental de dedicação e amor. Por isso, reunimos os participantes na aula inaugural para falar sobre a importância do alimento na relação e no dia a dia da família”, contou Rosemarie Teixeira.
A prefeitura revela que cada módulo oferece material didático sem custo para os alunos, lembrando que as inscrições estão abertas para pessoas maiores de 16 anos, residentes em Rio das Ostras.
As vagas, que não geram vínculo empregatício ou remuneração, são destinadas a moradores da cidade interessados em práticas culinárias artesanais, comida saudável, reaproveitamento e cultura alimentar.
Para a aula inaugural dessa quarta-feira, na Câmara, com início às 18h, além do início do projeto, o foco será também na manipulação e higienização dos alimentos. A Câmara Municipal fica na Avenida dos Bandeirantes, 2.000, no bairro Verdes Mares.