Projeto de professora do Village Rio das Ostras leva prêmio em Campos

A educação pública municipal de Rio das Ostras voltou a ser destaque, dessa vez estadual, durante a etapa regional do II Prêmio Magda Soares – Transformando Vidas pela Leitura, da Secretaria Estadual de Educação do Rio, realizado nessa segunda-feira, 6, em Campos dos Goytacazes.

Durante o evento, o município foi representado pelo projeto “Versos que ensinam: alfaletrando com o hino de Rio das Ostras”, da professora Tamires Reis, Escola Estadual Municipalizada Fazendas Reunidas Atlântica, no Village Rio das Ostras, que conquistou o 2º lugar na categoria “Experiências de Alfabetização”.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), do governo federal, o Prêmio Magda Soares tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras e criativas.

Na etapa regional, Rio das Ostras concorreu com os 2 projetos vencedores na etapa municipal, realizada em setembro, representada por uma comitiva formada por professoras e equipes diretivas das escolas destaques, além da coordenação do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe).

“A participação do município de Rio das Ostras na etapa regional representa um marco importante no reconhecimento e fortalecimento das práticas educacionais voltadas à alfabetização e à recomposição das aprendizagens. Ao integrar essa etapa, nosso município demonstra seu compromisso com a melhoria contínua da educação pública, o apoio aos profissionais da rede e a valorização de projetos que impactam diretamente a vida dos nossos estudantes”, destacou o gerente de Formação Continuada, Arildo Amaral.

Desenvolvido com alunos do 2º ano da EEM Fazendas Reunidas Atlântica, o projeto “Versos que ensinam: alfaletrando com o hino de Rio das Ostras”, da professora Tamires Reis, reuniu alfabetização e letramento através do hino municipal, considerando a identidade, pertencimento, história local.

Já na categoria de “Recomposição das Aprendizagens”, que reúne iniciativas voltadas para alunos do 3º ao 5º ano, o projeto riostrense foi “Olhares pela Janela”, da professora Silvia Regina Claro, na Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, no Village.

De acordo com a prefeitura, o projeto utilizou o livro “Da Minha Janela”, de Otávio Júnior, como ponto de partida, possibilitando aos alunos experimentar uma integração entre literatura, arte, cultura “maker”, robótica e identidade cultural, resultando em produções textuais, murais coletivos e experimentos computacionais.

Sair da versão mobile