A Prefeitura de Rio das Ostras lançou, nessa semana, o evento “Café com Energia”, que acontecerá no próximo dia 28 de agosto, com o objetivo de se consolidar como um dos polos estratégicos do setor de óleo, gás e energia.
Segundo o município, a proposta do evento, que marca o início de uma série de articulações para atrair investimentos, é reunir representantes das principais empresas ligadas à cadeia de exploração e produção de petróleo.
Durante o lançamento do “Café com Energia”, que incluirá palestras, rodadas de negócios e apresentações de projetos, a prefeitura também reforçou o propósito de ampliar a infraestrutura da Zona Especial de Negócios (ZEN) e posicionar a cidade como referência na transição energética no Brasil.
Realizado no auditório do Centro de Qualificação Profissional, na ZEN, o lançamento do evento contou com a apresentação de um estudo técnico com estimativas de crescimento do setor no Brasil pela Margem Equatorial, próxima aos estados do Amapá (AP) e Rio Grande do Norte (RN).
A apresentação ressaltou que a expectativa de um aumento na demanda de serviços e equipamentos com a abertura de novas áreas de exploração no território nacional, criando uma janela de oportunidades para municípios com capacidade de resposta rápida.
“Rio das Ostras é um destes municípios. A estimativa é de geração de mais de 300 mil empregos diretos e indiretos no Brasil nos próximos 5 anos. A iniciativa da prefeitura ocorre em um momento de reposicionamento da indústria de petróleo, que tem buscado atender à crescente demanda energética global – ao mesmo tempo em que enfrenta pressões por soluções de baixo carbono. A transição para fontes mais limpas e sustentáveis é considerada um dos principais desafios para os próximos anos. Nesse cenário, municípios com ambiente favorável à inovação e à regulamentação ganham destaque, como é o caso de Rio das Ostras”, avalia o município.
Presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro (DC), afirmou que atual gestão já tem tratativas com universidades, instituições técnicas e empresas para garantir que a cidade esteja preparada para as exigências dessa nova etapa.
Segundo ele, a ZEN, criada em 2004, voltou a ser prioridade do governo municipal na gestão do prefeito Carlos Augusto (PL), e deve passar por um processo de modernização para receber novos empreendimentos.
“A retomada do protagonismo de Rio das Ostras no setor passa pela união entre poder público, iniciativa privada e instituições técnicas. Estamos estruturando um plano de desenvolvimento que inclui capacitação de mão de obra, incentivos fiscais e melhorias na infraestrutura, principalmente a ZEN”, explicou Rodrigo Peleteiro.