A população de Rio das Ostras pode estar mais perto de ver uma verdadeira revolução na rede pública municipal de saúde, com as reformas do Pronto Socorro e do Hospital Municipal, além do aumento de investimentos federais.
Esses foram alguns dos temas debatidos nessa semana durante uma reunião articulada pelo deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT-SP), que contou com a presença do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), e do vice-prefeito e secretário de Saúde do município, Dr. Fábio Simões (MDB).
Durante a reunião, o prefeito apresentou ao representante do governo federal demandas consideradas urgentes para a saúde da cidade, na tentativa de buscar um acréscimo de 30 milhões de reais no teto da Média e Alta Complexidade.
De acordo com a prefeitura, os valores representariam um aumento de repasses mensais na casa de 2,5 milhões, que seriam usados na ampliação e melhorias dos serviços de saúde do município, que chegou a ter estado de calamidade declarado há pouco mais de 6 meses.
Em vídeo publicado nas redes sociais nessa terça-feira, 13, o prefeito de Rio das Ostras lembrou a participação do deputado federal Dr. Luizinho, líder do PP na Câmara, em uma visita técnica às instalações das unidades de saúde do município, realizada no último dia 25 de julho.
“Tivemos há poucos dias em Rio das Ostras a honrosa visita, fiscalizando todas as nossas unidades de saúde, o Dr. Luizinho, que continuou no empenho e hoje nos proporcionou a vinda aqui em Brasília para estarmos com o ministro Padilha, justamente buscando recursos para todas as nossas unidades, tanto de Alta Complexidade quanto da Atenção Básica. Muito obrigado, Luizinho. É uma honra muito grande termos como nosso padrinho da saúde do nosso Estado do Rio de Janeiro e de Rio das Ostras”, agradeceu Carlos Augusto.
Ainda durante o encontro com o ministro da Saúde, os representantes de Rio das Ostras também apresentaram os projetos de modernização e ampliação do Pronto Socorro e de melhoria da infraestrutura do Hospital Municipal.
Para o congressista fluminense, a reunião em Brasília foi um passo importante para reforçar os impactos causados pelo crescimento de Rio das Ostras desde sua emancipação político-administrativa, em 1992, quando saltou de 18,6 mil para mais de 150 mil habitantes nesses 33 anos.
“Foi muito importante a gente ter feito a visita e agora trazer aqui ao ministro Padilha a reivindicação. Rio das Ostras é uma das cidades que mais cresceu no Estado do Rio de Janeiro, saltou nos últimos 30 anos num volume absurdo de população e precisa de uma estrutura de saúde melhor. Tem um projeto novo no Pronto Socorro, que a gente vai ajudar. Um projeto de melhorar a infraestrutura de Rio das Ostras. É muito importante abrir essas portas aqui com o governo federal, assim como a gente está fazendo com o governador Cláudio Castro (PL) lá no Governo do Estado do Rio de Janeiro. E com certeza, em breve, a gente vai ter muito mais melhorias para Rio das Ostras”, afirmou Dr. Luizinho.
Para o prefeito Carlos Augusto, o encontro com o ministro da Saúde busca soluções para reforçar as unidades, desde a Atenção Básica até os serviços de Alta e Média Complexidade, além do aumento do teto dos repasses federais.
“Assumimos a Prefeitura após 6 anos de abandono da saúde pública, o que deixou um cenário ainda mais desafiador nesse início de mandato. Mas não estamos aqui para olhar para trás ou culpar a gestão anterior. Nossa energia está voltada para o trabalho sério, responsável e contínuo de reconstrução, porque é isso que a população merece. Apresentamos projetos de ampliação e modernização do Pronto Socorro e de melhoria da infraestrutura do Hospital Municipal, porque Rio das Ostras cresceu muito e precisa de uma rede de saúde à altura do seu povo. Seguimos firmes, unindo forças em Brasília, no Estado e na prefeitura, para que, muito em breve, possamos entregar melhorias concretas. O desafio é grande, mas a determinação é ainda maior”, concluiu Carlos Augusto.