A área no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Iriry, no bairro Jardim Bela Vista, em Rio das Ostras, está recebendo uma nova sinalização, indicando o local como uma Unidade de Conservação (UC) do município.
De acordo com a prefeitura, que realiza o trabalho de substituição de placas antigas e de instalação de novas orientações, as ações reforçam políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
A modernização da sinalização, que está em fase de conclusão, também visa contribuir diretamente para a conservação de uma das áreas mais visitadas de Rio das Ostras, e que voltou a receber grandes eventos culturais nesse ano de 2025, como o Carna Jazz, o Festival Gastronômico e o Festival Sesc de Inverno.
Segundo o município, esse novo olhar para áreas de uso sustentável contribui diretamente para a preservação ambiental e para a segurança dos visitantes, além de reduzir danos à natureza e ajudar a guiar os visitantes do local.
“As placas orientam sobre regras, limites, rotas e eventuais perigos, além de desempenharem um papel educativo ao informar sobre a importância da conservação do ecossistema local. A sinalização também tem o objetivo de reduzir danos à natureza e guiar o público pelas trilhas, evitando a circulação em áreas sensíveis ou restritas”, detalhou a prefeitura.
E de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, o trabalho de modernização da sinalização e de revitalização de áreas de preservação ambientais não vai parar na Lagoa de Iriry.
“A ação será estendida para outras Unidades de Conservação e parques municipais, incluindo o Parque Municipal Roberto Inocêncio, em Mar do Norte”, anunciou Ricardo Torres.


























