Iniciada nessa segunda-feira, 18, a X Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil continua nessa semana em Rio das Ostras, reunindo trabalhos desenvolvidos nas creches e pré-escolas da rede pública municipal.
Com o tema “Brincar como prática inclusiva na Educação Infantil”, o evento conta com a participação das 26 unidades escolares de Educação Infantil, e com uma programação recheada de atrações para profissionais e alunos da rede.
Nessa segunda, a abertura da programação contou com uma palestra voltada para os profissionais que atuam no segmento, realizada na sede do Núcleo de Gestão Pedagógica (NUGEPE), na Extensão do Bosque.
O evento abordou estratégias educativas inclusivas, o planejamento intencional das práticas lúdicas, a adaptação de ambientes e materiais escolares, e o papel mediador do educador no processo de inclusão.
“Brincar não é só entretenimento e, sim, a ferramenta mais poderosa que a gente tem para garantir que todas as crianças, sem exceção, se sintam pertencentes, acolhidas e capazes de se desenvolver. Com a palestra, os profissionais saem revigorados para planejar atividades intencionais e romper barreiras em busca de uma Educação Infantil equânime”, afirmou o professor e coordenador da rede pública municipal, Iury Fagundes, que ministrou a palestra.
Nessa terça e quarta-feira, dias 19 e 20, o palco do evento foi o Teatro Municipal Joel Barcellos, no Novo Rio das Ostras, que recebeu um encontro de compartilhamento de boas práticas e ações utilizadas por professores das creches e pré-escolas da rede.
As atividades seguem nessa quarta-feira, 20, com contação de histórias para os alunos também no Teatro Joel Barcellos, terminando a programação nessa quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, com atividades diversificadas nas unidades escolares.
Já tradicional na rede pública municipal de ensino, o evento celebra a Semana Nacional da Educação Infantil, instituída pela Lei Federal 12.602, de 2012, além de criar um espaço de reflexão coletiva sobre a importância de garantir às crianças seus direitos a uma educação de qualidade.